Inclusão perversa: trabalho infantil de estudantes na cidade de São Paulo / Wicked Inclusion: child labor of students in the city of São Paulo.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2005

RESUMO

"Inclusão perversa: trabalho infantil de estudantes na cidade de São Paulo" discute a questão da inserção perversa que caracteriza o trabalho infantil na sociedade contemporânea em grandes cidades, como São Paulo. Nesse sentido a pesquisa realizada partiu da idéia de que as características das crianças e adolescentes submetidos à dinâmica do trabalho infantil prendeu-se a sua inserção urbana precária. Para isso, tentou-se descobrir como acontece isso nos bairros da periferia da cidade. O universo que foi pesquisado radicou-se em dois bairros. Paraisópolis e Cidade Tiradentes, se localizam, justamente, em lugares marcados pela precária condição de vida e habitação e/ou pelo assentamento irregular e desordenado de suas populações. O estudo proposto visou analisar o contingente de 7 a 14 anos da população que trabalha e estuda avaliando a situação das famílias envolvidas no fenômeno do trabalho infantil. Tentou-se caracterizar a situação das crianças e adolescentes atentando para o método envolvendo as famílias em atividades produtivas e para suas estratégias. Em particular, procurou-se também verificar de que modo o universo infanto-juvenil se articula com as representações sobre o trabalho e seus significados. Para uma discussão mais aprofundada e abrangente dos problemas relacionados com o objeto de estudo, foi introduzida a técnica do grupo focal. A tese de doutorado, apresentada aqui, buscou, pois, discutir a articulação existente entre os fatores de segregação sócio-espacial, que exprimem as desigualdades presentes na estruturação da cidade, com os processos de inclusão social perversa que geram o crescimento do trabalho infantil na cidade São Paulo.

ASSUNTO(S)

infância e juventude educacao em periferias urbanas education childrens protagonism cidadania child labor social exclusion educação trabalho infantil -- são paulo (cidade) citizenship inclusão perversa wicked inclusion

Documentos Relacionados