Importância da mobilidade espacial para a expansão dos vetores norte-central e sul da Região Metropolitana de Belo Horizonte na virada do século XXI

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

Os movimentos de população sempre foram de suma importância para expansão dos grandes centros urbanos. Na Região Metropolitana de Belo Horizonte não foi diferente, os municípios do entorno da capital se expandiram e cresceram através das migrações interestaduais, intra-estaduais e intra-metropolitanas, gerando também um grande deslocamento diário e contínuo de população no espaço metropolitano, visto a separação do local de moradia e trabalho (principalmente), formando o que aqui chamamos de redes de fluxos de pendulares. Os limites físicos dos territórios municipais metropolitanos perderam a importância, visto o grande processo de conurbação do entorno com a capital, porém, a expansão das regiões da metrópole ocorreu de forma diferenciada dependendo, sobretudo, de investimentos estatais e da atuação do mercado imobiliário. Dois vetores de expansão metropolitana nos chamam a atenção pela forma como essa expansão vem ocorrendo: os vetores Norte-Central, e Sul. O vetor Norte-Central se desenvolveu como cidades-dormitório para uma população de renda mais baixa, que busca loteamentos populares e mesmo ilegais para se estabelecerem devido à maior acessibilidade à terra de custo mais baixo. Já o Vetor Sul é caracterizado pela expansão de uma população, em sua grande maioria, de renda mais alta que busca melhor qualidade de vida nos condomínios fechados, ou seja, essas cidades se tornam dormitórios de uma população de alta renda. O objetivo geral deste trabalho foi identificar os movimentos de população que na virada para o Século XXI ainda contribuíram para o crescimento populacional da RMBH, bem como para o aumento da mobilidade pendular. Além disso, nos foi importante identificar diferenciais de mobilidade que contribuiriam para uma maior diferenciação dos vetores Norte-Central e Sul. Os resultados obtidos mostraram que apesar de haver diferenças quantitativas na mobilidade populacional nessas regiões, estruturalmente a mobilidade atua independentemente do vetor. O mercado de terras atende tanto às necessidades dos ricos como a dos pobres e estes tendem a se deslocar diariamente para as mesmas regiões, realizando mais trocas populacionais com regiões (campos) inter-vetores.

ASSUNTO(S)

belo horizonte, região metropolitana de (mg) população. migração interna belo horizonte, região metropolitana de (mg) teses.

Documentos Relacionados