Immune response modulation in chicken immunized with vaccines associated to b-Glucan. / Modulação da resposta imune em aves imunizadas com vacinas aviárias associadas ao b-glucano.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

Os b-glucanos são formados por polissacarídeos estruturais da parede celular de leveduras (Saccharomyces cerevisiae), alguns cereais em grãos e fungos. Os b-glucanos apresentam a molécula de glicose ligada ao carbono nas posições b-1,3 e pode apresentar cadeias laterais com o resíduo de glicose ligado nas posições b-1,6. O b-glucano tem sua ação benéfica como antiinflamatório, antitumoral, hipocolesterolêmico e hipoglicêmico. A inocuidade do b-glucano solubilizado nesse trabalho foi demonstrada in vitro, em cultivo celular de fibroblastos de embriões de galinhas SPF, e confirmado in vivo após a injeção no músculo peitoral de frangos. O b-glucano é um modulador biológico devido sua capacidade de em aumentar a resposta imune inata, aumentando os mecanismos inespecíficos de defesa dos animais. O b-glucano solúvel na dose de 240 mg/ave, associado ao diluente da vacina de Marek, apresentou efeito imunomodulador na resposta imune humoral. Os níveis de IgG no plasma foram detectados pela técnica de ELISA, e a resposta imune celular foi avaliada pela detecção de IFNg-, IL-2 e IL-6 em frangos vacinados com vacina recombinante e viva contra doença de Gumboro. O b-glucano solúvel nesse experimento demonstrou ser um potente imunoadjuvante após aumentar a resposta imune humoral e celular para os antígenos da doença infecciosa da Bursa, quando associado em vacinas recombinantes e vivas.

ASSUNTO(S)

chickens microbiology b-glucano galinhas imunidade immunity microbiologia b-glucan resposta imune vaccines vacinas immune response

Documentos Relacionados