Imagens do Brasil: o Cinema Novo e as metamorfoses da identidade nacional
AUTOR(ES)
Malafaia, Wolney Vianna
DATA DE PUBLICAÇÃO
31/10/2012
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo a análise da política cultural de cinema e sua relação com a identidade nacional, que se desenvolveu entre o final dos anos cinquenta e o início dos anos oitenta. Os principais agentes desse processo são os cineastas vinculados ao Cinema Novo e o Estado autoritário, implantado a partir de 1964, tendo como pano de fundo o intenso processo de modernização sofrido pela sociedade brasileira no período. Dentre as fontes utilizadas, destaca-se a produção cinematográfica do período, importante para compreender as ideias formuladas sobre a identidade nacional e as contradições inerentes a esse processo.
ASSUNTO(S)
cinema novo cinema e estado política cultural características nacionais brasileiras no cinema
ACESSO AO ARTIGO
http://hdl.handle.net/10438/10244Documentos Relacionados
- As metamorfoses em Macunaíma : (re)formulação da identidade nacional
- Cinema novo : imagens do populismo
- Um sertão chamado Brasil: intelectuais e representação geográfica da identidade nacional
- O lugar da imagem - reforma do Estado, agências reguladoras e campo institucional setorial no Brasil: o caso da Agência Nacional de Cinema
- O professor da educação básica no Brasil: identidade e trabalho