Identification of Glomerella cingulata f. sp. phaseoli recombinants by RAPD markers / IdentificaÃÃo de recombinantes de Glomerella cingulata f. sp. phaseoli por meio de marcadores de RAPD.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2004

RESUMO

A ampla variabilidade genÃtica existente em relaÃÃo ao patÃgeno Colletotricum lindemuthianum tem intrigado os pesquisadores, sendo que a forma sexuada atà o presente momento nÃo foi detectada na natureza. Desta maneira, o objetivo deste trabalho foi avaliar por meio de marcadores RAPD a capacidade de linhagens do fungo Glomerella cingulata f. sp. phaseoli (forma perfeita ou sexuada de C. lidemuthianum) em formar recombinantes. Foram utilizadas as linhagens 40, 42, 20, e os setores da linhagem 20 (B1, B2, B3, B4, B5 e B6). Cruzamentos em todas as combinaÃÃes possÃveis foram realizados em placa de Petri com meio de cultura M3. O cruzamento entre as linhagens 42 x B1 produziu maior quantidade de peritÃcios, sendo isolados 5 ascos com seus respectivos ascÃsporos. Procedeu-se a extraÃÃo de DNA dos genitores e dos descendentes, realizando-se a anÃlise de RAPD. A partir das 62 bandas polimÃrficas de RAPD obtidas, procedeu-se avaliaÃÃes de similaridade genÃtica pelo mÃtodo de Sorence e Dice e a anÃlise de agrupamento na forma de dendrograma atravÃs do mÃtodo UPGMA. Os resultados evidenciaram que: o fungo G. cingulata f. sp. phaseoli à pseudo homotÃlico; as linhagens 42 e B1 sÃo compatÃveis em cruzamento, produzindo peritÃcios fÃrteis e viÃveis; os marcadores RAPD, permitiram identificar recombinantes do cruzamento entre as linhagens 42 e B1 de G. cingulata f. sp. phaseoli, sendo que os 40 ascÃsporos descendentes apresentaram 63% de similaridade genÃtica com o parental 2 (linhagem 42) e 49% com o parental 1 (linhagem B1).

ASSUNTO(S)

fase sexuada analise de agrupamento dna marker sexual phase colletotrichum lindemuthianum biologia molecular colletotrichum lindemuthianum marcadores de dna clustering analysis recombinantes recombinants

Documentos Relacionados