Identification DNA repair related genes in Caulobacter crescentus through the identification of mutations affecting sensitivity to genotoxic agents. / Identificação de genes de reparo de DNA em Caulobacter crescentus através da seleção de clones sensíveis a agentes genotóxicos.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

Em estudos de proteção ao genoma contendo lesões de C. crescentus, foi feita uma varredura em uma biblioteca clones mutados pelo transposon Tn5 e sensíveis à luz UV-B e MMS. Dos 249 clones selecionados conseguimos identificar mutações em 102 genes, distribuídos em dez categorias funcionais, incluindo metabolismo de DNA. Além de genes já descritos como atuantes na defesa de genoma a lesões, os dados ainda adicionam funções potenciais para outros genes. Investigação mais detalhada indica que vários dos genes identificados podem afetar o estresse e ciclo celular, podendo estar relacionados a respostas do tipo pontos de checagem. Além disso, verificamos que mutantes para genes envolvidos em reparo excisão de nucleotídeos são mais sensíveis à H2O2, indicando que nessa bactéria, este sistema de reparo atua também em lesões oxidativas no DNA. Os dados obtidos são pioneiros no estabelecimento de funções para vários genes de C. crescentus e de outras alfa-proteobactérias.

ASSUNTO(S)

caulobacter crescentus dna repair caulobacter crescentus genotoxics agents stress response genômica funcional lesão no dna resposta a estresses functional genomic reparação de dna agentes genotóxicos dna damage

Documentos Relacionados