Identificação dos principais autores do planejamento e controle de produção (PCP) e análise da lacuna entre a teoria e a prática do PCP na região de São Carlos.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2003

RESUMO

Esta pesquisa possuiu dois objetivos principais: i) identificação dos principais autores do PCP na visão de uma população efetiva (PE) de 592 pesquisadores internacionais; e ii) análise da lacuna entre a teoria e a prática da área de PCP na região de São Carlos. Para determinar o item (i) foi realizada uma pesquisa via internet com uma amostra inicial de 205 pesquisadores, e que no decorrer da pesquisa foi reduzida a 168 pessoas (aqueles cujos e-mails funcionavam); chamamos este grupo de amostra efetiva (AE). O resultado obtido foi estimado para a população efetiva corrigida (PEc), que corresponde ao número de pessoas da PE cujos e-mails funcionavam, por meio do estimador de Horwitz-Thompson. Ao final desta etapa obtivemos uma lista contendo os principais autores da área e suas principais obras bem como realizamos análises envolvendo variáveis como a região, a abordagem e o tempo de pesquisa dos entrevistados. Para realizar o item (ii) levantamos dados de um grupo de acadêmicos da região de São Carlos e de onze empresas de grande porte da mesma região. Foram levantadas várias causas da existência desta lacuna na região e também foram sugeridas várias iniciativas para diminuí-la.

ASSUNTO(S)

teoria e prática theory and practice planejamento da produção production control horwitz thompson sampling controle de produção authors engenharia de producao production planning horwitz-thompson estimator

Documentos Relacionados