Identificação do vírus da mionecrose infecciosa (IMNV) e otimização da técnica RT-PCR para o diagnóstico do vírus da Síndrome de Taura (TSV) em camarões (Litopenaeus vannamei)

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

08/02/2011

RESUMO

As doenças que comprometem a carcinicultura mundial destacam-se como um dosprincipais fatores de declínio da produtividade. As infecções de etiologia viralocasionam prejuízos econômicos devidos às altas taxas de morbidade, mortalidade etransmissibilidade. O vírus da mionecrose infecciosa (IMNV) e o vírus da síndrome deTaura (TSV) são duas das principais doenças que acometem camarões de cultivo emtodo o mundo. O objetivo deste trabalho foi investigar a ocorrência do IMNV e o doTSV em 76 amostras de camarão Litopenaeus vannamei, provenientes do estado deSanta Catarina, por meio da técnica RT-PCR. Para a identificação do TSV foinecessário otimizar a técnica RT-PCR utilizando como controle positivo um DNAplasmidial. A técnica de nested-PCR proporcionou a amplificação de um produto com255 pb do IMNV em 10% (1/10) das amostras provenientes de camarão adulto e em21,2% (14/66) das amostras de pós-larvas (PLs). A especificidade do sistema comercialde nested-PCR para a identificação do IMNV foi avaliada por meio da amplificação porRT-PCR de uma amostra positiva seguida do sequenciamento do produto amplificado.A RT-PCR otimizada nesse estudo mostrou-se altamente específica e proporcionou aamplificação de um produto com 231 pb do TSV clonado em DNA plasmidial.Entretanto, apesar de alta sensibilidade obtida nos testes de otimização, nenhuma das 76amostras biológicas incluídas nesse estudo apresentou resultado positivo para o TSV.Os resultados do presente estudo demonstram que o IMNV está presente tanto emanimais adultos quanto em PLs provenientes de laboratórios de reprodução do estado deSanta Catarina e que medidas de controle e profilaxia dessa virose devem serimplantadas e monitoradas. Apesar dos resultados negativos para o TSV na amostragemavaliada, devido ao seu impacto econômico, a monitoria sanitária com relação a essaimportante virose em camarões marinhos cultivados deve ser constante.

ASSUNTO(S)

camarão - doenças mionecrose infecciosa síndrome de taura shrimps diseases carcinicultura virologia veterinária veterinary virology

Documentos Relacionados