IdentificaÃÃo e encaminhamento de alunos com indicadores de altas habilidades/superdotaÃÃo na escola pÃblica do MunicÃpio de Fortaleza: proposta para a atuaÃÃo de professores do Atendimento Educacional Especialializado / Identification and referral of students with indicators of high abilities/giftedness in public school the Municipality of Fortaleza: proposal of performance to the teachers of the specialized complementary educational service

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

22/03/2011

RESUMO

No Brasil a escassa produÃÃo acadÃmica, aliada à presenÃa de antigos mitos e preconceitos tem constituÃdo significativos obstÃculos para a assistÃncia educacional aos alunos com altas habilidades/superdotaÃÃo que juntamente com os alunos com deficiÃncia e transtornos globais do desenvolvimento, compÃe o pÃblico alvo da EducaÃÃo Especial. NÃo obstante as garantias legais para o Atendimento Educacional Especializado (AEE) a esses alunos, estatÃsticas oficiais oriundas dos censos escolares, demonstram haver um reduzido nÃmero de alunos com essas caracterÃsticas efetivamente atendidos. Contudo, a literatura especializada adverte para a necessidade de estimulaÃÃo adequada para o desenvolvimento de seus talentos, habilidades e competÃncias. A heterogeneidade desse grupo se configura nas discussÃes acerca da definiÃÃo desse fenÃmeno que deve ser percebido de modo multidimensional. A identificaÃÃo desses alunos requer, por conseguinte, competÃncia e compromisso dos envolvidos, a fim de evitar equÃvocos nesse processo. Nesse sentido, o uso de tÃcnicas de observaÃÃo direta, compreendidos como modalidade de avaliaÃÃo educacional diagnÃstica, tem se mostrado eficazes, para tanto os envolvidos necessitam de formaÃÃo especÃfica. Este estudo foi desenvolvido com o objetivo de desenvolver uma proposta de atuaÃÃo para professores do Atendimento Educacional Especializado para a identificaÃÃo e encaminhamento de alunos com indicadores de altas habilidades/ superdotaÃÃo. Objetivou-se especificamente: propor estratÃgias pedagÃgicas para a identificaÃÃo de alunos com caracterÃsticas de altas habilidades/superdotaÃÃo adequadas a atuaÃÃo do professor do AEE; comparar as concepÃÃes acerca dos alunos com altas habilidades/superdotaÃÃo dos participantes do curso de formaÃÃo do NAAH/S - Cearà e a proposta alternativa de formaÃÃo em serviÃo; comparar os indicadores de altas habilidades/superdotaÃÃo assinalados pelo professor nos dois instrumentos utilizados. Nessa investigaÃÃo se adotou a abordagem quantitativa e qualitativa, situada nas diretrizes metodolÃgicas da pesquisa-aÃÃo colaborativa; para tanto, variados aportes procedimentais foram empregados. A amostra foi constituÃda inicialmente por 865 alunos e 87 profissionais da educaÃÃo. Desses 19 professores sinalizaram 64 alunos que apresentaram indicadores de altas habilidades/superdotaÃÃo, conforme os critÃrios dos instrumentais utilizados. Os resultados da pesquisa evidenciaram a eficÃcia da proposta de formaÃÃo continuada em serviÃo, com a consequente coerÃncia nas indicaÃÃes de alunos pelos professores nos dois instrumentais empregados, corroborando a adequaÃÃo dessas estratÃgias pedagÃgicas para atuaÃÃo do professor do AEE.

ASSUNTO(S)

ensino-aprendizagem altas habilidades - superdotaÃÃo atendimento educacional especializado avaliaÃÃo educacional diagnÃstica students with high abilities-gifted specialized complementary educational service educational diagnostic evaluation crianÃas superdotadas - avaliaÃÃo - fortaleza(ce) professores - formaÃÃo - fortaleza(ce) educaÃÃo especial - estudo e ensino(educaÃÃo permanente) - fortaleza(ce)

Documentos Relacionados