Gestão dos recursos hídricos em Sete Lagoas-MG: uma abordagem a partir da evolução espaço-temporal da demanda e da captação de água

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

A cidade de Sete Lagoas, localizada na Região Metalúrgica de Minas Gerais, teve nas últimas décadas acentuada expansão das atividades econômicas e, consequentemente, elevado crescimento da população urbana. Esse fator gerou considerável aumento da demanda de água. O município está inserido sobre área cárstica, ambiente caracterizado por possuir grandes quantidades de água no subsolo, pois a rede de drenagem encaixa-se nas camadas subterrâneas, devido à ação de solubilidade da água. Diante da crescente demanda por água, intensificou-se o uso das fontes subterrâneas com a perfuração contínua de poços, passando a ser o principal meio de acesso à água. Durante todo o período de explotação subterrânea, ocorreram problemas periódicos de falta de água, dentre outros problemas. Este trabalho tem o objetivo de avaliar o sistema de captação e distribuição de água do município, a partir de uma abordagem espaço-temporal, realizando um histórico sobre a evolução da captação e da demanda da água no município; investigando a infra-estrutura do sistema de captação e abastecimento de água do município e refletindo sobre alguns conflitos decorrentes da gestão da água em Sete Lagoas. Assim sendo, busca-se contribuir para a compreensão dos processos que caracterizam a insegurança hídrica da cidade.

ASSUNTO(S)

recursos hídricos desenvolvimento teses. Águas subterrâneas sete lagoas (mg) teses. Água captação teses. sete lagoas (mg) teses. abastecimento de água sete lagoas (mg) teses.

Documentos Relacionados