Fundamentos empíricos da razão antropológica: a criação do PPGAS e a seleção das espécies científicas
AUTOR(ES)
Garcia Jr., Afrânio
FONTE
Mana
DATA DE PUBLICAÇÃO
2009-10
RESUMO
Este artigo busca compreender a profunda mudança de significado da palavra "antropologia" no Brasil, a partir da criação do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional; procura ainda estudar a relação entre a controvérsia científica entre David Maybury-Lewis e Claude Lévi-Strauss nos anos sessenta e a introduçao da antropologia estrutural no Brasil. As inovações conceituais e metodológicas são postas em relação com a institucionalização da pós-graduação, abrindo assim perspectivas de profissionalização em larga escala para as novas gerações de praticantes. Para explicitar a eficácia da aliança entre os "pais fundadores" do Programa, são analisadas suas trajetórias sociais e intelectuais baseadas em diferentes capitais sociais, carreiras e prestígio. A consulta dos arquivos PPGAS/MN permitiu objetivar as expectativas e estratégias dos "pais fundadores" ao se aproximarem da Fundaçao Ford para obterem financiamento para ensino de alto nível e trabalho de campo regular. O estudo das características sociais e intelectuais dos diferentes participantes de controvérsias científicas internacionais permite entender como as relações de poder internacional imprimem suas marcas na evolução dos sistemas de pensamento.
ASSUNTO(S)
significado da antropologia circulação internacional de ideias educação de alto nível controvérsia científica recepção de lévi-strauss no brasil
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