Fundamentos da cromossonia: sinestesia, arte e tecnologia
AUTOR(ES)
Sérgio Roclaw Basbaum
DATA DE PUBLICAÇÃO
1999
RESUMO
Investiga-se os fundamentos teóricos da Cromossonia,.linguagem artística sinestésica (cor-som), envolvendo tecnologia digital. Primeiro, é feito um apanhado teórico das propriedades neurológicas da percepção sinestésica. A partir do debate em torno da sinestesia constitutiva - o estímulo a uma modalidade sensorial causando uma sensação em uma modalidade diversa - são deduzidas propriedades da fruição sinestésica: abandono à sensação, não racional, ao pré-verbal, envolvendo propriedades universais da percepção. Em seguida, um apanhado das obras de arte sinestésicas, divididas em sinestesia metafórica - a tradução das sensações entre modos perceptivos - e sinestesia de fato - obras que trabalharam diretamente o problema da associação entre os sentidos, sobretudo visão e audição. A narrativa construída, demonstra que a possibilidade técnica para a realização das obras de cor e som de fato, dentro de um caráter de não hierarquia, e não tradutibilidade entre um em outro só se dá quando do aparecimento da tecnologia digital e do conceito de complementaridade. Num terceiro momento, são discutidas as propriedades da Cromossonia: um evento pode ser considerado cromossônico se, e somente se, envolve um som e uma cor simultâneos, sendo que a frequêncía da cor deve ser igual à do som multiplicada por 2n.O evento mínimo é o cromo-som; as composições são texturas; O instrumento é o Cromossônio, do qual é apresentado um algoritmo. Verifica-se a coerência entre a arte sinestésica e as propriedades neurológicas da sinestesia, o cromo-som como contribuição original, e a inserção da arte no espaço digital sinestésico
ASSUNTO(S)
musica e cor arte sinestesica comunicacao cor e som cromossomo comunicacao e semiotica
ACESSO AO ARTIGO
http://www.sapientia.pucsp.br//tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6202Documentos Relacionados
- Hipermemória, sinestesia, savants: Luria e Borges revisitados
- Sinestesia nas artes: relações entre ciência, arte e tecnologia
- Arte como personalização (educação) da pessoa (fundamentos antropo-esteticos da arte-educação)
- TECNOLOGIA E ARTE: PRERROGATIVAS DA EVOLUÇÃO HUMANA
- Fundamentos estéticos da arte aberta à recepção