FormaÃÃo Musical de Professores em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. / Musical Education of Teachers in Virtual Learning Environments

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

15/12/2010

RESUMO

A realidade escolar brasileira demonstra uma carÃncia de professores com formaÃÃo adequada para o trabalho com MÃsica em sala de aula. A lei 11.769/2008 ampliou essa demanda, tornando necessÃrio estabelecer condiÃÃes para a formaÃÃo musical docente, garantindo o alcance dos objetivos da legislaÃÃo. Nesse sentido, buscamos atravÃs deste estudo identificar a viabilidade do emprego da modalidade semipresencial, atravÃs de Ambientes Virtuais de Aprendizagem â AVA, nesse processo formativo. A pesquisa teve como sujeitos os estudantes do curso de EducaÃÃo Musical da UFC, matriculados na disciplina de Harmonia 2 no semestre 2009.2. Adotou-se o modelo C(L)A(S)P de Swanwick (1988) como marco teÃrico para o planejamento das atividades, empregando o ambiente virtual SOCRATES, as quais envolveram o acesso a conteÃdos disponibilizados sob a forma de aulas online e a utilizaÃÃo das ferramentas de interaÃÃo do ambiente, a fim de viabilizar discussÃes acerca dos temas estudados. Assim, buscamos compreender como se desenvolveu o processo de aprendizagem musical dos sujeitos, bem como identificar os limites e as possibilidades que as ferramentas de interaÃÃo do ambiente impuseram a esse processo. A anÃlise dos dados revelou que, apesar das limitaÃÃes das ferramentas de interaÃÃo na representaÃÃo da notaÃÃo musical, os estudantes conseguiram atingir os objetivos de aprendizagem estabelecidos para a disciplina. Assim, observamos que o emprego da modalidade semipresencial se constitui em uma possibilidade efetiva para a formaÃÃo musical de professores. AlÃm disso, propomos a incorporaÃÃo de alguns recursos ao AVA, de forma a aperfeiÃoar o processo de ensino e aprendizagem de MÃsica na modalidade semipresencial.

ASSUNTO(S)

tecnologia educacional formaÃÃo de professores educaÃÃo musical ensino semipresencial teacher education music education blended mode mÃsica nas universidades e faculdades - ensino via web - fortaleza(ce) mÃsica nas universidades e faculdades - recursos de redes de computadores - fortaleza(ce) ensino à distÃncia - fortaleza(ce) - ensino auxiliado por computador estudantes universitÃrios - fortaleza(ce) ensino semipresencial - fortaleza(ce)

Documentos Relacionados