FormaÃÃo continuada para professores de EducaÃÃo Infantil: concepÃÃes de profissionais da rede municipal de ensino de Fortaleza. / CONTINUING EDUCATION FOR TEACHERS OF EARLY CHILDHOOD EDUCATION: CONCEPTS OF PROFESSIONAL EDUCATION NETWORK CITY OF FORTRESS.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

12/12/2011

RESUMO

Pesquisas e aÃÃes inovadoras tÃm apontado para a importÃncia do investimento no desenvolvimento profissional dos professores, entendendo que a democratizaÃÃo do ensino passa pela formaÃÃo destes profissionais, alÃm de contribuir com a sua valorizaÃÃo e melhorias nas suas condiÃÃes de trabalho. O foco deste trabalho està relacionado à formaÃÃo continuada de professoras para a EducaÃÃo Infantil, sendo esta uma delimitaÃÃo necessÃria visto que as polÃticas educacionais voltadas para a formaÃÃo docente sÃo bastante amplas. No caso destas profissionais, as discussÃes sobre as carÃncias na formaÃÃo inicial e continuada podem ser consideradas como casos especÃficos, pois o que se observa à que as formaÃÃes destinadas Ãs professoras que atuam em turmas de crianÃas na idade de zero a cinco anos, em muitos casos, nÃo contemplam as questÃes especÃficas da educaÃÃo dessas crianÃas, acarretando equÃvocos nas suas prÃticas pedagÃgicas. A pesquisa buscou analisar as concepÃÃes de formaÃÃo continuada e a percepÃÃo das formaÃÃes continuadas vivenciadas no perÃodo de 2005 a 2010 de um grupo de profissionais formado por tÃcnicas de educaÃÃo e de professoras que atuam na EducaÃÃo Infantil da rede municipal de ensino de Fortaleza, CearÃ. O aporte teÃrico traz as concepÃÃes sobre formaÃÃo continuada de professores, em Ãmbito geral, tendo por base as ideias de AntÃnio NÃvoa (1997; 1999) e Gimeno SacristÃn (1995). Para o caso especÃfico da formaÃÃo continuada de professoras que atuam na EducaÃÃo Infantil, as ideias de JÃlia Oliveira-Formosinho (2001a; 2009), foram tomadas como suporte teÃrico no decorrer deste estudo. A abordagem do trabalho à de cunho qualitativo, sendo a estratÃgia utilizada o estudo de caso. Para a coleta dos dados foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com sete tÃcnicas de educaÃÃo, trÃs professoras de creche e seis professoras de prÃ-escola. A anÃlise do material coletado evidenciou que as concepÃÃes de formaÃÃo continuada das tÃcnicas de educaÃÃo estÃo relacionadas à atualizaÃÃo e ampliaÃÃo de conhecimentos e as concepÃÃes das professoras ressaltam a necessidade de mudanÃa na prÃtica pedagÃgica. Com relaÃÃo Ãs percepÃÃes dos impactos nas prÃticas pedagÃgicas de professoras, as tÃcnicas de educaÃÃo ressaltam, principalmente, a mudanÃa das concepÃÃes de crianÃa por parte das professoras e estas, por sua vez, ressaltam as oportunidades de trocarem experiÃncias com as colegas de profissÃo e refletirem sobre suas prÃticas atravÃs da relaÃÃo teoria/prÃtica.

ASSUNTO(S)

educacao pre-escolar formaÃÃo de professores formaÃÃo continuada educaÃÃo infantil teacher education continuing education early childhood education professores de educaÃÃo prÃ-escolar - formaÃÃo - fortaleza(ce) - 2005-2010 professores - educaÃÃo(educaÃÃo permanente) - fortaleza(ce) - 2005-2010 professores de educaÃÃo prÃ-escolar - atitudes - fortaleza(ce) - 2005-2010 prÃtica de ensino - fortaleza(ce) - 2005-2010

Documentos Relacionados