"Food Grant Program - the case of Ribeirão Preto-SP. 2002-2003" / "Programa bolsa alimentação - o caso de Ribeirão Preto-SP. 2002-2003"

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2005

RESUMO

Este trabalho teve como objetivo descrever o Programa de Distribuição de Renda Bolsa - Alimentação de um município do interior paulista, destinado a crianças menores de sete anos segundo suas condições de ingresso, condicionalidades de sua permanência nos cinco primeiros meses e objetivos propostos durante sua vigência. O Programa Bolsa-Alimentação, criado pelo Ministério da Saúde, em 2001, para ser implantado em todo território nacional, consiste na promoção das condições de saúde e nutrição de gestantes, de nutrizes com filhos menores de seis meses e crianças de 6 meses a 7 anos incompletos, em risco nutricional, pertencentes a famílias sem ou com baixa renda, mediante a complementação da renda familiar para a melhoria da alimentação e o fomento à realização de ações básicas de saúde com enfoque predominantemente preventivo. Foram estudadas 178 crianças, na faixa etária de 0 a 7 anos incompletos, no período de novembro de 2002 à julho 2003. Os dados foram coletados junto aos Formulários de Acompanhamento da Secretaria Municipal da Saúde. Foram avaliados, o diagnóstico do estado nutricional no 1º mês de liberação do beneficio e a evolução do estado nutricional no 5º mês. A evolução do estado nutricional foi avaliada segundo o percentil de peso para a idade e o incremento do escore Z. A evolução nutricional revelou uma diminuição dos casos de desnutrição grave em 33%, de desnutrição moderada em 43% e manutenção de 92% de casos de eutrofia. Os resultados aqui apresentados mostraram que, apesar das críticas aos programas de suplementação alimentar serem inúmeras, considerada, por vezes, uma atividade paternalista e controladora, estes podem ainda ser uma alternativa muito positiva para populações mais carentes, maioria integrante de nosso país.

ASSUNTO(S)

programa de suplementação alimentar food supplementation program avaliação nutricional nutritional assessment desnutrição malnutrition

Documentos Relacionados