Food and social identity: Rural lives that appear through food

AUTOR(ES)
FONTE

Rev. Nutr.

DATA DE PUBLICAÇÃO

28/03/2019

RESUMO

RESUMO Objective Analisar as interações entre a comida e a identidade explorando o comer cotidiano de uma comunidade rural. Procurou-se, a partir do referencial teórico da Dádiva, expor leituras de uma identidade rural que os interlocutores da pesquisa fizeram aparecer a partir do comer, partindo do princípio de que analisar a relação entre a identidade de um grupo e o comer se torna importante pela influência marcante que o pertencimento a um coletivo possui na alimentação. Métodos Empregou-se a abordagem etnográfica com uso de observação participante, anotações em diário de campo e entrevistas com 21 interlocutores. Resultados O comer fez aparecer pelo menos duas categorias que caracterizam a identidade rural: uma marcada por estigmas do passado e, outra, por valores que, acima de tudo, denotam reação ao estigma e que estão ligados ao valor do trabalho que sustenta também a honra da família, ao consumo de alimentos/bens comuns na cidade e que falam da inclusão em uma sociedade maior, bem como ao compromisso com o coletivo. Conclusão A alimentação, para além do biológico e do individual, também pode ser apreendida com fenômeno sociocultural complexo e revelador, inclusive, de modos de pertencer a um grupo. Com a comida apareceu uma identidade rural marcada, sobretudo, por reações a estigmas.ABSTRACT Objective The objective was to analyze the interactions between food and identity by exploring the daily food eaten by a rural community. Under the gift theory view, the aim is to present readings concerning a rural identity that the research participants constituted through eating; this aim is premised on the assumption that analyzing the relationship between the identity of a group and eating becomes important because of the marked influence that belonging to a collective has in food. Methods An ethnographic approach was used including participant observation, field diary annotations, and interviews with 21 interlocutors. Results The activity of eating produced at least two categories that characterized rural identity: one marked by the stigma of the past, and the other by values that, above all, denote a reaction to stigma; a reaction to stigma is linked to the work that also sustains the honor of a family, the consumption of food/goods common in the city, inclusion in a larger society, and commitment to the collective. Conclusion Eating, in addition to the biological and individual, can also be apprehended as a complex and revealing sociocultural phenomenon, including ways of belonging to a group. With food a marked rural identity appears, mainly through reactions to stigmata.

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