Fontes de obtenção de medicamentos para tratamento de hipertensão arterial no Brasil: análise da Pesquisa Nacional de Saúde, 2013

AUTOR(ES)
FONTE

Rev. bras. epidemiol.

DATA DE PUBLICAÇÃO

2015-12

RESUMO

RESUMO: Objetivo: Analisar as diferenças sociodemográficas dos indivíduos adultos hipertensos, em relação às fontes de obtenção de medicamentos para tratar hipertensão arterial no Brasil. Métodos: Análise secundária dos dados oriundos da Pesquisa Nacional de Saúde, 2013; os desfechos considerados nas análises foram representados pelas fontes de obtenção de medicamentos para tratar a hipertensão arterial. Resultados: Foram entrevistados 10.017 indivíduos. A grande maioria dos hipertensos em uso de medicamentos (74,0%) utiliza uma fonte única de obtenção de medicamentos 7,3% (IC95% 6,4 - 8,4) referiu obter todos os medicamentos por meio dos planos de saúde privados; 22,7% (IC95% 21,0 - 24,4) em farmácias do sistema público de saúde; 21,8% (IC95% 20,2 - 23,4) no Programa Farmácia Popular do Brasil; e 29,5% (IC95% 27,7 - 31,4) exclusivamente pelas farmácias comerciais. A obtenção no sistema público de saúde como fonte única diminuiu com o avanço da idade, apresentou-se menor nas pessoas de cor da pele branca, diminuiu fortemente com o aumento da escolaridade e evidenciou-se menor entre os residentes na região Norte do país; no Programa Farmácia Popular do Brasil, a fonte única de obtenção também foi menor para as pessoas com maior escolaridade. A obtenção nas farmácias comerciais esteve associada positivamente com um perfil do sexo masculino, de maior escolaridade, de idade mais elevada, tendo declarado cor da pele branca. A ocorrência de mais de uma fonte de obtenção mostrou-se associada positivamente ao aumento da idade e inversamente ao aumento da escolaridade. Conclusões: Os resultados possibilitaram identificar diferentes estratégias para obtenção de medicamentos usados no tratamento da hipertensão, de modo a explicar como são obtidos os medicamentos no país e qual o impacto das políticas públicas nesse setor.

ASSUNTO(S)

doença crônica hipertensão acesso aos serviços de saúde uso de medicamentos serviços comunitários de farmácia inquéritos epidemiológicos.

Documentos Relacionados