Folheando páginas, descobrindo histórias: a Revista de História e a difusão da historiografia dos Annales no Brasil (1950-1960)

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

24/09/2010

RESUMO

Nesse trabalho de Dissertação, analisamos a difusão da historiografia dos Annales no Brasil, a partir da produção historiográfica impressa durante a primeira década de circulação da Revista de História, periódico paulista fundado, em 1950, pelo historiador uspiano Eurípedes Simões de Paula. Para examinarmos essa problemática, estabelecemos, inicialmente, o lugar social e institucional dessa revista, através de análises que consideraram a sua materialidade, o perfil dos seus colaboradores e a trajetória intelectual do seu fundador. Em seguida, avaliamos o conjunto de trabalhos publicados nesse suporte, com o intuito de situar o lugar que a historiografia annaliste ocupou nessa publicação. Os dados obtidos por meio desses exames foram fundamentais para explicarmos os motivos que justificaram a difusão da historiografia dos Annales nas páginas da Revista de História. Essas informações, somadas à pesquisa empreendida em torno das revistas dos Annales, ajudaram-nos a perceber que a disseminação da historiografia annaliste não deixou de relacionar-se a um conjunto de práticas, que objetivavam, sobretudo, legitimar posições no campo intelectual e político. Em meio a esse contexto, pudemos constatar o quanto a transferência dessas idéias foi alimentada, sobretudo, por questões que não se restringiram, somente, ao interesse pelo desenvolvimento do conhecimento historiográfico.

ASSUNTO(S)

historiografia missão francesa difusão dos annales revista de história usp historia revista de história annales diffusion french mission historiography

Documentos Relacionados