Foi assim que me contaram: recriação dos sentidos do sagrado e do profano do congado na festa de N. S. do Rosario

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

O objeto de estudo desta tese é o Congado da cidade de Catalão-GO, localizada na região sudeste do estado de Goiás, inserido no contexto das comemorações em louvor a Nossa Senhora do Rosário, por meio do qual procuro analisar como essa prática cultural foi sendo recriada no cotidiano dos congadeiros para continuar existindo e persistindo até os dias de hoje como parte fundante da cultura do município, sendo uma das maiores comemorações de cunho festivo-devocional do interior do país. Nele, a partir do uso da memória e da oralidade, procuro recompor as histórias vividas, sentidas, os pertencimentos, as rupturas, os valores e todos os significados sagrados e profanos partilhados, principalmente pelas famílias congadeiras que mantêm viva a prática do Congado como sinônimo de vida, de fé e de festa. Dessa forma, reflito como a Festa, por meio de suas comemorações, ao longo de seus mais de 130 anos de realização, se transformou numa importante vitrine de projeção social e política à população do município, nelas se incorporando as teias de significados que compõem a Festa de Nossa Senhora do Rosário, em Catalão-GO. As histórias desse festar têm na oralidade e na memória de seus praticantes o fio condutor das muitas histórias de vida dessas famílias. Sendo essa linguagem pautada na preocupação com sua ancestralidade, com a atualização da memória dos antepassados propiciando que tal prática seja reelaborada para continuar viva e presente como marca identitária de seus praticantes. O recorte temporal aqui adotado compreende a dinâmica dos acontecimentos em torno dessa Festa, fluindo desde seu fortalecimento na cidade, na década de 1940 até os dias atuais, o que permite acompanhar as transformações, mudanças, conflitos que é a parte memorável da prática cultural popular. A metodologia aplicada se pautou na utilização de corpus oral e escrito, quando realizei cerca de 40 entrevistas e mais de 70 visitas de observação às famílias congadeiras. Participei efetivamente de 5 Festas consecutivas, entre os anos de 2002 a 2007. Em especial, nessa tese, me reportei aos levantamentos já realizados anteriormente, desde a graduação (1991-1994). Para além disso, são evidências importantes os relatos memorialísticos locais, as fotografias realizadas durante as comemorações, e outras antigas, que retratam o cotidiano da Festa, as Atas da Irmandade local, as Leis, Portarias e Decretos municipais alusivos à comemoração; as reportagens de jornais, os cartazes e folders oficiais da festividade dentre outros que inter-relacionados com as outras fontes permitiram a construção de um diálogo profícuo com a temática pesquisada. Os principais referenciais teóricos utilizados foram: Stuart Hall, Peter Burke, Michel De Certeau, Halbwachs, Pollack, dentre outros que contribuíram para uma reflexão interdisciplinar da temática pesquisada.

ASSUNTO(S)

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