"Fiz por querer" - o papel das escolhas do jogador na construção do sentido em narrativas de jogos digitais
AUTOR(ES)
Maurício da Silveira Piccini
FONTE
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
DATA DE PUBLICAÇÃO
01/03/2012
RESUMO
A presente tese de doutorado constitui-se na investigação do papel do jogador na construção de sentido em jogos de narrativa digital através da aplicação de conceitos de teoria da literatura. Embasa-se nas teorias literárias de Vladimir Propp, Claude Bremond, Algirdas Greimas e Tzvetan Todorov, nos conceitos de interação e hipertextualidade das áreas de comunicação e informática, nos estudos sobre os processos de leitura e nas estruturações de jogo utilizadas por desenvolvedores de software de entretenimento. Apresenta a análise do jogo Fallout 3 como testagem dos conceitos teóricos envolvidos e formula derivações técnicas e propostas teóricas da aplicabilidade desse entendimento sobre a construção de sentido da literatura, da comunicação, do desenvolvimento de jogos e do processo de aprendizagem. Conclui que o jogador não apenas atua como leitor, receptor de uma narrativa, mas interpreta o sistema de valores do jogo na busca do domínio das perícias utilizadas de forma lúdica, transformando a mecânica e a narrativa presente no jogo em material para sua própria expressão.
ASSUNTO(S)
teoria literÁria narrativa jogos eletrÔnicos leitura letras
ACESSO AO ARTIGO
http://tede.pucrs.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4137Documentos Relacionados
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