Five year follow-up of a group of ecstasy (MDMA) users. / Seguimento por cinco anos de uma amostra de usuários de ecstasy (MDMA).

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

Ecstasy (MDMA) é uma droga que possui importante ação neurotóxica. O seu uso é descrito como um fenômeno jovem. A pesquisa teve por objetivo estudar longitudinalmente uma amostra de usuários de ecstasy entrevistada em 2001 em São Paulo e re-entrevistada entre 2005 e 2006 a fim de observar mudanças no padrão de consumo da droga. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semi-estruturadas e casos de dependência foram avaliados por meio do DSM-IV. Utilizou-se a metodologia qualitativa com duas fases de entrevista: entrevista inicial (32 entrevistados) e follow-up (21 re-entrevistados). As entrevistas foram gravadas, transcritas literalmente e submetidas à análise de conteúdo. A média de idade da amostra foi de 24,8 anos na fase inicial e 28,7 anos na fase follow-up. Três cenários foram observados: a) uso transicional (n=14) marcado por acentuada redução ou abandono do consumo de ecstasy ao longo do período investigado; b) uso habitual de longo prazo (n=06) - manutenção no padrão de consumo de ecstasy ou discreta moderação; uso compulsivo de longo prazo (n=01) aumento em mais de 50% no consumo de ecstasy ao longo dos anos. O uso de álcool e maconha manteve-se inalterado ao longo do período investigado. Quatro sujeitos relataram aumento no consumo de cocaína e seis fizeram menção à iniciação no uso de metanfemina. Observou-se que para uma parte dos entrevistados o ecstasy se caracterizou como uma droga transicional. Para outro grupo o uso de ecstasy se caracterizou por ser uma experiência duradoura.

ASSUNTO(S)

1. n-metil-3,4-metilenodioxianfetamina. 2. alucinógenos 3. estudos longitudinais 4. transtornos relacionados ao uso de substâncias hallucinogens psicobiologia n-methyl-3,4-methylenedioxyamphetamine longitudinal studies substance-related disorders

Documentos Relacionados