Financing for export by small and medium indsutrial companies / O FINANCIAMENTO À EXPORTAÇÃO DE PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS INDUSTRIAIS: O Caso da Athletic Way.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2005

RESUMO

O presente trabalho tem por objetivo geral identificar se há correlação entre a utilização de linhas de financiamento para exportações pelas pequenas e médias empresas (PMEs) e o seu nível de competitividade, sendo utilizado como estudo de caso a empresa Athletic Way empresa industrial de médio porte, localizada no município de Joinville/SC. O trabalho se iniciou com a construção da fundamentação teórica, indispensável para dar sustentação à pesquisa, utilizando-se a metodologia proposta por Ferraz et al. (1997), que analisa a competitividade segundo seus fatores determinantes tais como: os fatores empresariais (gestão, inovação, produção e recursos humanos), os fatores estruturais (mercado, configuração da indústria, regime de incentivos) e os fatores sistêmicos (macroeconômicos, políticoinstitucionais, infra estruturais e internacionais). Tal estudo foi motivado pela pouca bibliografia existente na área, principalmente quando se leva em conta o financiamento para empresas vinculadas à exportação e reconhecida dificuldade das pequenas e médias empresas brasileiras em contrair linhas de financiamento específica à exportações, o que vem prejudicando sobremaneira uma maior inserção deste segmento no mercado internacional. O estudo sinaliza pelo baixo investimento nesse setor.

ASSUNTO(S)

exportação financial incentives. administracao produtividade indusrial export, financing productivity fianciamento competitiveness concorrência

Documentos Relacionados