Fatores específicos da empresa, do setor e do país : quais deles são os direcionadores-chave da estrutura de capital na américa latina?

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

Esta pesquisa busca investigar quais os direcionadores-chave da estrutura de capital corporativa na América Latina durante o período de 1996 a 2006. Para tanto, são levantados 28 potenciais determinantes do endividamento organizacional a partir da literatura, sendo os mesmos segmentados em fatores específicos da empresa, do setor e do país. A análise dos dados consiste na estimação de um modelo estático e um dinâmico, os quais controlam qualquer efeito constante no tempo que afete o nível de dívida das empresas. A partir dos resultados, verifica-se que 10 variáveis apresentaram efeito significativo sobre o grau de alavancagem corporativa, sendo as mesmas relativamente bem distribuídas entre os grupos de fatores explicativos. Comparando os sinais dos coeficientes encontrados com os preconizados pela literatura, é constatado que a teoria do tradeoff estático, dos custos de agência e da assimetria de informação e pecking order se complementam ao explicar as estimativas obtidas. Uma comparação entre os determinantes do endividamento corporativo da América Latina e dos Estados Unidos apresenta indícios de que as imperfeições de mercado superiores que as empresas latino-americanas enfrentam são mais relevantes para a tomada de decisão de estrutura de capital. Por fim, verifica-se que os fatores específicos das empresas são os direcionadores-chave do endividamento das organizações latino-americanas.

ASSUNTO(S)

corporate capital structure administração financeira américa latina emerging markets estrutura de capital endividamento firm-specific factors industry-specific factors corporacoes country-specific factors

Documentos Relacionados