Fatores determinantes de posturas gerenciais estratégicas: utilização de um modelo para análise em pequenas e médias empresas. / Determinants of strategic managerial positions: use of a model for analysis in small and medium enterprises.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

17/03/2010

RESUMO

Esta dissertação propôs dar continuidade à pesquisa realizada por Meznar e Nigh (1995), onde sugeriram que as atividades de relações públicas empresariais poderiam se dividir em dois tipos: atividades que bloqueiam e isolam as empresas de uma aproximação mais integrada com os agentes dos ambientes político-sociais (atividades conhecidas como Buffering), e atividades que propiciam a criação de pontes de ligação estratégica das empresas com esses agentes (atividades conhecidas como Bridging). Com base na Teoria da Contingência, na Teoria da Dependência de Recursos, na Abordagem da Estratégia Empresarial e nos estudos sobre as boundary spanning activities, foram sugeridos sete fatores que poderiam predizer as atividades Buffering e Bridging, com onze hipóteses para explicar como esses fatores influenciariam as empresas a enfatizarem a adoção de uma única atividade ou de ambas. O objetivo aqui proposto foi estimar a intensidade com que os fatores desenvolvidos por Meznar e Nigh (1995) predizem a adoção das posturas Buffering e/ou Bridging no contexto das Pequenas e Médias Empresas (PMEs) de Fortaleza-Ceará. Por meio de pesquisa de campo, a escala original dos autores foi validada para o contexto local e a amostra final foi constituída por 157 PMEs. Por meio de estatística descritiva e método de análise multivariada foi possível verificar que: (1) em geral, as PMEs pesquisadas possuem um nível baixo de adoção da postura Buffering e praticamente elevado de adoção da postura Bridging; (2) a Importância dos recursos e o Tamanho, especialmente, exerceram efeito na adoção da postura Buffering, e as Incertezas Ambientais e a Iniciativa Estratégica, especialmente, influenciam a postura Bridging. Foi verificado que a Visibilidade Pública possuída pelas PMEs não explica nenhum desses tipos de comportamento empresarial. Percebeu-se que o modelo hipotético e as teorias aqui apresentadas explicaram parcialmente a dinâmica comportamental das PMEs da amostra. Apesar das limitações deste estudo, acredita-se que ele possa servir para que instituições de fomento ao melhor desempenho das PMEs possam aumentar seu conhecimento sobre o comportamento estratégico dessa tipologia de empresa.

ASSUNTO(S)

meio envolvente postura gerencial gerenciamento estratégico administracao de empresas strategic management posture management surroundings

Documentos Relacionados