FACTORS ASSOCIATES THE ABSENCE OF THE EXAMINATION OF PAPANICOLAU IN THE ROUTINE OF THE RESIDENT WOMEN IN AN AGRICULTURAL NESTING OF THE STATE OF THE MARANHÃO. / FATORES ASSOCIADOS A AUSÊNCIA DO EXAME DE PAPANICOLAU NA ROTINA DAS MULHERES RESIDENTES EM UM ASSENTAMENTO RURAL DO ESTADO DO MARANHÃO.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

Este trabalho teve como objetivo conhecer os fatores associados a não realização do exame preventivo de Papanicolau em mulheres residentes em um assentamento rural no Estado do Maranhão. Incluiu-se, independente da faixa etária e cor de pele, todas as mulheres residentes no assentamento Diamante Negro, obedecendo aos critérios de inclusão. Em seguida, após a assinatura do consentimento informado, as mulheres foram submetidas à entrevista e a coleta do material cervical, em concordância com as normas da Resolução 196/96 Conselho Nacional de Saúde. A maior parte destas era casada ou moravam com o companheiro (74,2%, n=92). O nível escolar prevalente foi ensino fundamental incompleto (47,6%, n=57). A maior parte das entrevistadas se auto-declarou parda (52,4%, n = 65), de religião católica (82,3%, n=102), lavradoras (83,9%, n=103) e com renda menor que um salário mínimo por mês (59,7%, n= 74). O principal motivo referido para a não realização do exame preventivo foi a falta de acesso ao serviço de saúde (33,9%, n=42). As entrevistadas acreditam que o uso de condom previne o câncer de colo uterino (45,2%, n=56).Em relação aos antecedentes ginecológicos, a sexarca ocorreu na faixa etária compreendida entre os 14 e 18 anos(66,0%, n=82), o número de parceiros variou de 2 a 4(62,9%, n=78), nunca utilizaram contraceptivos (60,5%, n=75). Um percentual significativo das pacientes (34,7%, n= 43) nunca havia realizado uma coleta de Papanicolau. Em relação aos achados microbiológicos prevaleceu a ocorrência de cocos (44,4%, n=55) e entre a flora microbiota patológica, bacilos supracitoplasmáticos( gardnerella e mobiluncus). Conclui-se que a não realização do exame preventivo encontra-se associada a diversas variáveis socioeconômicas, dentre elas idade inferior a 25 anos e superior a 46 anos, a convivência marital, cor de pele parda e ao ensino médio incompleto. Este está fortemente associado ainda a sexarca precoce, a um parceiro sexual e uso de anticoncepcionais hormonais. Existem inúmeras desigualdades sociais e raciais no acesso e na realização do exame, fato este que impede o rastreio precoce da patologia cervical.

ASSUNTO(S)

neoplasms of the uterine cervix saude materno-infantil saúde da mulher vaginal smear neoplasias de colo uterino esfregaço vaginal

Documentos Relacionados