Expressões do inferno e tecnologias do imaginário : de Dante a Godard
AUTOR(ES)
Milene Gomes Sacco Sanguiné
DATA DE PUBLICAÇÃO
2008
RESUMO
Este trabalho analisa uma sucessão de índices que remetem à obra de Dante, tendo como elemento desencadeador uma tradução cinematográfica do poema Divina Comédia, chamada Nossa Música, feita pelo cineasta J-L Godard. No trajeto entre as duas obras, o universo visual do Inferno teve incontáveis traduções do imaginário da época em que foram produzidas. Cada obra contém fragmentos das que as antecederam, fenômeno a que Cañizal chama de Perspectiva em Abismo. Para estudar o fenômeno aplicado à trajetória das imagens, usou-se concepções de imaginário de autores como Maffesoli, Durand e Machado da Silva e da Experiência Colateral de Peirce.
ASSUNTO(S)
cinema godard, jean-luc - crÍtica e interpretaÇÃo ilustraÇÕes (livros) intertextualidade inferno alighieri, dante - crÍtica e interpretaÇÃo comunicacao imagens - representaÇÃo a divina comÉdia - crÍtica e interpretaÇÃo comunicaÇÃo e imaginÁrio comunicaÇÃo social
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