Evitar a transmissão direta e/ou indireta de flora bacteriana entre cuidadores e crianças é efetivo na prevenção da cárie?

AUTOR(ES)
FONTE

Núcleo de Telessaúde Amazonas

DATA DE PUBLICAÇÃO

12/06/2023

RESUMO

Há estratégias que são comprovadamente efetivas na redução da incidência de cárie em crianças, como o aconselhamento à adoção precoce de práticas alimentares favoráveis à saúde e a escovação diária, a partir da irrupção do primeiro dente, com dentifrício fluoretado na concentração de 1.000 ppm

. Entretanto, não há evidências de que métodos que diminuiriam a transmissibilidade de micro-organismos orais entre cuidadores e crianças, sejam efetivos no controle da cárie em crianças, uma vez que não existe um micro-organismo específico relacionado ao desenvolvimento da cárie,e estes fazem parte da microbiota oral indígena, sendo praticamente impossível que se evite a colonização da cavidade oral

. Dessa forma, condutas que denotem demonstrações de afeto e carinho, essenciais para um bom desenvolvimento do indivíduo, não necessitam ser banidas do cotidiano de mães e filhos.

A cárie dentária é uma doença que afeta a maioria da população mundial e, com muita frequência, atinge crianças, comprometendo a sua qualidade de vida

.

Durante muitos anos propagou-se o conceito da cárie dentária como sendo uma doença bacteriana, infecciosa e transmissível. Dessa forma, aconselhava-se futuras mães, desde o período gestacional, ou ainda cuidadores, a não soprar ou provar os alimentos do futuro bebê, nem a beijá-lo na boca.

Atualmente, tal concepção modificou-se, passando a cárie dentária a ser considerada uma disbiose, isto é, um desequilíbrio na microbiota normalmente residente em nossa cavidade bucal, desencadeado pelo consumo de açúcar. Portanto, o consumo de alimentos cariogênicos é mais importante para causar a cárie do que apenas a presença destes microorganismos, pois estes em contato com o açúcar, o metabolizarão, produzirão ácidos e causarão a desmineralização dentária. Entretanto, essa informação parece não chegar à população, o que reforça a necessidade de construção de canais de divulgação de informações odontológicas baseadas em evidências em linguagem simplificada contribuindo para a popularização da ciência

.

Entender a etiologia de uma doença é essencial para que sejam traçadas estratégias eficazes para a sua prevenção e controle. No caso da cárie dentária, é necessário desmistificar o papel dos micro-organismos, entendendo que a presença de micro-organismos, apesar de necessária, não é suficiente para o desenvolvimento das lesões de cárie. Assim, todos os esforços na APS devem estar dirigidos ao aconselhamento dietético e de higiene bucal desde a gestação, pois estes hábitos, sim, são transmitidos aos futuros bebês e constituem-se em importantes ferramentas na prevenção da cárie dentária e na implementação de futuras gerações livres da doença.

1.Brasil. Ministério da Saúde. Coordenação Geral de Saúde Bucal. SB Brasil 2010. Pesquisa Nacional de Saúde Bucal – Principais resultados. Brasília: Ministério da Saúde; 2012. Disponível em:

2.Simon-Soro A, Mira A. Solving the etiology of dental caries. Trends Microbiol. 2015;23(2):76-82. Disponível em:

3. Cruz RL, et al. “Cárie é transmissível?” Tipo de informação sobre transmissão da cárie em crianças encontrada através da ferramenta de busca Google®. Rev Bras Odontol, Rio de Janeiro, 2017;74(1):70-3, jan./mar. Disponível em:

4. Feldens CA, et al. Long-term effectiveness of a nutritional program in reducing early childhood caries: a randomized trial. Community Dent Oral Epidemiol. 2010;38(4):324-32, ago. Disponível em:

5. Dos Santos AP, Nadanovsky P, De Oliveira BH. A systematic review and meta-analysis of the effects of fluoride toothpastes on the prevention of dental caries in the primary dentition of preschool children. Community Dent Oral Epidemiol. 2013;41(1):1-12. Disponível em:

6. Dos Santos APP, Oliveira BH, Nadanovsky P. Effects of low and standard fluoride toothpastes on caries and fluorosis: systematic review and meta-analysis. Caries Res. 2013;47(5):382-90. Disponível em:

7. Wakaguri S, et al.. Association between caregiver behaviours to prevent vertical transmission and dental caries in their 3-year-old children. Caries Res;45(3):281-6. Disponível em:

ASSUNTO(S)

saúde bucal dentista d82 doenças dos dentes/gengivas cárie dentária criança saúde bucal saúde da criança

Documentos Relacionados