Estudo de um sistema de controle ativo de precessão para foguetes de sondagem / A study of an active precession control system (SCAP) for sounding rockets.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2001

RESUMO

Durante o vôo de um foguete de sondagem surgem várias perturbações, sendo as mais expressivas advindas de desvio de jato, desbalanceamento dinâmico e separação de estágios, que induzem movimento de precessão sobre o veículo, apesar da estabilização por rotação. Dependendo da sua amplitude, este movimento pode ser prejudicial para uma missão espacial. Devido a isso, este trabalho mostra os estudos de um sistema de controle ativo para estacionar o movimento de precessão numa amplitude satisfatória, que não resulte em problemas para o objetivo da missão espacial. O sistema de controle estudado é proporcional à velocidade angular do sistema de referência do corpo do veículo. Deste sistema de controle proposto, estudou-se o caso de controle de um e dois eixos. Para o caso do controle de um eixo propôs-se a estratégia de defasar o eixo sensor do eixo de atuação, de um certo ângulo. Isto resulta numa diminuição de sensores e atuadores do sistema de controle embarcado. Verificou-se que este ângulo é sensível à rotação induzida e à orientação da entrada de perturbação sobre o veículo. Por fim, estudou-se o caso do sistema de controle proporcional com atuador liga-desliga (on-off). Este se mostrou bastante satisfatório em resolver o problema da precessão e ainda apresentou vantagens em relação ao sistema de controle proporcional com atuador proporcional.

ASSUNTO(S)

precessão active control attitude control guidance (motion) foguetes de sondagem guiagem. key words: precession controle de atitude controle ativo souding rockets

Documentos Relacionados