Estudo de parÃmetros ecodopplercardiogrÃficos de patÃncia do enxerto composto de artÃria torÃcica interna esquerda. / Study of dopplerechocardiographic parameters of patency of the composite graft of left internal thoracic artery.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

16/02/2011

RESUMO

Enxertos compostos com artÃria torÃcica interna esquerda (ATIE) tem aumentado sua aplicabilidade na cirurgia de RevascularizaÃÃo MiocÃrdica (RM). A confirmaÃÃo de patÃncia do enxerto de ATIE à pedra fundamental na RM. O melhor parÃmetro de patÃncia calculado pelo ecoDopplercardiograma à a fraÃÃo diastÃlica (FD) ≥ 0,5. O objetivo geral deste estudo foi estabelecer parÃmetros ecoDopplercardiogrÃficos de patÃncia do enxerto composto de ATIE, quando revasculariza a artÃria interventricular anterior (AIA) e outro ramo do sistema coronariano esquerdo. O especÃfico foi definir a sensibilidade e a especificidade de trÃs variÃveis: RelaÃÃo da velocidade-pico na diÃstole sobre a velocidade-pico na sÃstole (VPD/VPS), integral da velocidade-tempo na diÃstole (VTID) e FD quanto à patÃncia do enxerto composto utilizando FD ≥ 0,5 como padrÃo de referÃncia. O estudo foi realizado segundo um desenho em duas fases, fase controle e fase estudo. Na fase controle, todos os pacientes tinham a patÃncia dos enxertos confirmadas por cineangiocoronariografia (CINE). Estes pacientes tinham registro das variÃveis VPD/VPS, VTID e FD. Foram entÃo estabelecidos pontos de cortes para essas variÃveis baseando-se nos cÃlculos de sensibilidade e especificidade atravÃs da curva ROC (ReceiverOperationCharacteristic) com o objetivo de diferenciar enxertos compostos de enxertos simples quando a ATIE somente revasculariza a AIA. Esses pontos de corte foram aplicados nos pacientes com enxerto composto da fase estudo. Foi construÃda uma tabela de contingÃncia 2x2 para o cÃlculo de sensibilidade e especificidade, tendo como indicador de patÃncia uma FD≥0,5. Na fase controle, observou-se diferenÃas estatisticamente significativas na anÃlise das trÃs variÃveis em diferenciar o enxerto simples do composto. Os parÃmetros de patÃncia do enxerto composto estabelecidos pela fase estudo foram VPD/VPS ≥ 0,71, VTId ≥ 0,09 e FD ≥ 0,58. A especificidade para todas essas variÃveis foi de 100%. A sensibilidade foi de 40% para VPD/VPS ≥ 0,71, 36,4% para VTId ≥ 0,09 e 68% para FD ≥ 0,58. Conclui-se que valores maiores ou iguais aos estabelecidos para cada variÃvel representam um provÃvel indicador de patÃncia do enxerto composto. Valores abaixo do estabelecido apresentam grande proporÃÃo de falsos negativos, nÃo sendo conclusivo quanto à patÃncia.

ASSUNTO(S)

farmacologia revascularizaÃÃo miocÃrdica ecodopplercardiografia artÃria torÃcica interna esquerda enxertos compostos coronary artery bypass surgery echocardiography left internal mammary artery composite grafts

Documentos Relacionados