Estudo das condutividades e campos elétricos na região E equatorial brasileira / Study of the conductivities and electric fields in equatorial Brazilian region E.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

Neste trabalho desenvolvemos uma versão aprimorada do modelo de condutividade ionosférica integrada ao longo das linhas de campo magnético para a região E equatorial brasileira. Nessa nova versão foram incorporados os modelos IRI 2007, MSIS-00 e o IGRF10. Também foram incorporadas diversas equações de taxas de colisões íons-neutros e elétrons-neutros combinadas através da equação de transferência do momentum. Com este modelo aprimorado foram feitos estudos das condutividades locais e integradas para a região do radar RESCO, um radar coerente em 50 MHz localizado em São Luís (2.3° S, 44.2° W, dip: -0.5°) capaz de detectar a presença das irregularidades de plasma de 3 metros e o efeito Doppler causado pelo seu deslocamento em relação ao radar. Uma vez que o deslocamento das irregularidades do tipo 2 é proporcional à intensidade do campo elétrico, nós medimos indiretamente o campo vertical do eletrojato equatorial. A partir deste último e com base nas condutividades nas alturas da região E obtidas com o modelo obtivemos o campo elétrico zonal, o qual entre as 8 e 18 h local apresenta valores médios entre 0,13 e 0,49 mV/m. Por fim, realizamos um estudo do comportamento dos campos elétricos zonal ao incluirmos colisões anômalas de elétrons no cálculo dos campos elétricos.

ASSUNTO(S)

ionosfera condutitvidade ionosférica campos elétricos região equatorial modelo ionosphere ionospheric conductivity electric field equatorial region model

Documentos Relacionados