Estudo da variação genética em Prochilodus costatus (Teleostei: Characiformes: Prochilodontidae) na bacia do Rio São Francisco, região de três Marias (MG)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2006

RESUMO

O curimbatá-pióa, Prochilodus costatus (Valenciennes, 1850), é uma espécie endêmica da bacia do Rio São Francisco, de hábitos migratórios, de importante função ecológica e importância pesqueira. O presente estudo propôs-se a estudar a variação genética em Prochilodus costatus para verificar a ocorrência de estruturação genética populacional e produzir conhecimentos que contribuam para a conservação da espécie. A variação genética foi estudada em três localidades à jusante da barragem de Três Marias (MG), utilizando-se seis loci de microssatélites específicos, isolados e caracterizados neste trabalho. Os loci foram amplificados via PCR (Reação em Cadeia da Polimerase) e os indivíduos genotipados em seqüenciador automático. As análises estatísticas foram realizadas através dos programas computacionais GENEPOP 3.3 e FSTAT 2.9.3.2. Os peixes das três localidades apresentaram níveis de diversidade genética bastante similares, e não apresentaram diferenciação genética entre si, sugerindo que P. costatus possa representar uma simples unidade reprodutiva na região do alto-médio Rio São Francisco. Esses achados são comparáveis ao observado em estudos prévios na espécie-irmã P. argenteus e devem ser importantes para futuros planos de manejo que visem à conservação dessa espécie.

ASSUNTO(S)

conservation curimbatá-pióa peixe microssatélites genética de populações curimbatá-pióa diversidade genética population genetics ecologia conservação de espécies genetic variability microsatellites

Documentos Relacionados