ESTUDO DA VARIAÇÃO DO MEIO NA PRODUÇÃO DE METABÓLITOS SECUNDÁRIOS PELO FUNGO ENDOFÍTICO ASPERGILLUS NIGER. / STUDY OF THE VARIATION OF THE MEANS IN THE PRODUCTION OF SECONDARY METABOLITES BY ENDOPHYTIC FUNGUS ASPERGILLUS NIGER.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

17/12/2010

RESUMO

O fungo endofítico Aspergilus niger isolado da espécie vegetal Hancornia speciosa, conhecida popularmente como mangabeira, foi cultivado nos meios suco de mangaba, Czapeck e Caldo de Batata Dextrose (CDB) e levou ao isolamento e identificação de seis substâncias em seus extratos, sendo elas os ácidos oxálico, cítrico, tartárico, p-acetil-benzóico e hexilitacônico e a substância pirofeno. Visando encontrar a melhor condição de cultivo para produção de pirofeno foi desenvolvido um método analítico por Cromatografia Líquida de Alta Eficiência para análise desta substância. O método desenvolvido foi eficiente tanto para análise dos extratos quanto para análise do caldo fermentado e permitiu avaliar o efeito dos diferentes meios e do tempo de cultivo na produção desta substância. A maior produção de pirofeno foi obtida utilizando suco de mangaba como meio de cultivo e o período ideal de fermentação para a produção de pirofeno foi de 12 dias, quando cultivado no meio líquido CDB.

ASSUNTO(S)

aspergillus niger fungos endofíticos ácidos orgânicos metabólitos fúngicos quimica organica aspergillus niger endophytic fungus organic acid fungus metabolites

Documentos Relacionados