Estudo da eficiência da etapa pré-resfriamento por imersão em água no controle da qualidade microbiológica das carcaças de frango.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

Neste estudo foi observada a eficiência do sistema de pré-resfriamento em imersão em água na redução da contagem de bactérias mesófilas aeróbias, coliformes totais, coliformes a 45°C e Escherichia coli presentes na carcaça de frango. Avaliou-se a contagem destes microrganismos na água do pré-chiller e chiller, e também foram controlados a temperatura da água do sistema de resfriamento, sua vazão de água de renovação, pH e nível de cloro. O trabalho foi realizado em um matadouro-frigorífico sob inspeção federal localizado no Estado do Rio Grande do Sul. Foram coletadas amostras de carcaças em três horários representando o início, meio e final do turno de abate de oito horas sendo 270 amostras de frango antes da entrada no pré-chiller e 270 amostras após a saída do chiller. Os resultados obtidos mostraram que houve uma redução significativa (p<0,05) na contagem de mesófilos aeróbios da carcaça após passagem pela etapa de resfriamento por imersão em todos os horários de coleta. Igual resultado observou-se para a pesquisa de coliformes totais. Na pesquisa de coliformes fecais houve redução significativa (p<0,05) na segunda e terceira hora de coleta; entretanto, para a pesquisa de E. coli houve redução significativa (p<0,05) na primeira e terceira hora.

ASSUNTO(S)

poultry carcasses carcaca de frango : microrganismos chiller microbiologia : microorganismos controle de qualidade : alimentos microorganisms

Documentos Relacionados