Estratégia global e adaptação local no setor bancário brasileiro: uma análise da subsidiária brasileira do banco Citibank / Global strategy and local adaptation in Brazilian banking sector: an analysis of the Citibanks brazilian subsidiary.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

Os Bancos, com o objetivo de atender (e reter) seus clientes ao redor do mundo, se internacionalizam, implantando subsidiárias em diferentes países que possuem regulamentações, culturas e hábitos muitas vezes distintos da matriz, aumentando assim a complexidade da gestão e dos papéis que devem ser assumidos pelas subsidiárias e pela matriz. Os clientes (bancários) exigem o mesmo padrão de atendimento e qualidade, com sistemas e interface padronizados que centralizem as informações, ao mesmo tempo requerem um conhecimento do mercado local e suas regulamentações. Alguns elementos são mais fáceis de serem centralizados, outros dependem de capacidades locais tendo resultados melhores de forma descentralizada. Neste contexto, é importante compreender como o Banco Citibank, uma das instituições mais internacionalizadas do mundo, equaciona a questão da adaptação de sua estratégia global às condições locais. Para entender como o Banco lida com este trade-off, foi realizado um estudo de caso exploratório, com uma abordagem qualitativa. A análise permitiu explicitar qual estratégia a empresa adotou para os diferentes elementos estratégicos, identificando quais foram adaptados ou padronizados e os motivadores para esta decisão. Na análise realizada com base na Matriz de Day (1990), constatou-se que o banco adotou diferentes estratégias para cada elemento, padronizando principalmente os elementos de orientação estratégica e o de recursos humanos, adaptando localmente os elementos de marketing e assumindo uma estratégia mista em operações e tecnologia. Adicionalmente, verificou-se que o papel estratégico assumido pela subsidiária brasileira pode ser considerado principalmente na América Latina como um líder estratégico.

ASSUNTO(S)

bancos banks companies internationalization estratégia organizacional internacionalização de empresas organizational strategy

Documentos Relacionados