EstratÃgias de avaliaÃÃo nutricional de polpa cÃtrica seca em dietas para coelhos em crescimento / Strategies of nutritional evaluation of dried citrus pulp diets to growing fattening rabbits.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2003

RESUMO

Dois experimentos foram realizados no Setor de Cunicultura do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Lavras, MG. O primeiro experimento avaliou a digestibidade da polpa cÃtrica seca (PCS) utilizando coelhos em crescimento e foi subdividido em quatro ensaios. No primeiro ensaio, empregou-se o mÃtodo de substituiÃÃo, adotando-se uma dieta referÃncia, substituÃda isometricamente por um dos cinco nÃveis de PCS (0, 8, 16, 24 e 32%). Foi adicionado 0,77% de nÃcleo (premix vitamÃnico-mineral e sal iodatado) em todas as dietas, as quais foram administradas a 40 coelhos Nova ZelÃndia Branco em fase de crescimento (1,0 kg de peso vivo e 53 dias de idade). Os coeficientes de digestibilidade (CD) da PCS foram obtidos por extrapolaÃÃo a 100% de substituiÃÃo desse ingrediente. No ensaio dois, a PCS foi avaliada por meio do mÃtodo direto, utilizando-se dez animais que receberam uma dieta contendo apenas PCS e o nÃcleo. Nesse caso, os valores de CD da PCS foram obtidos diretamente e comparados Ãqueles do ensaio um. Nos ensaios trÃs e quatro, a contribuiÃÃo da matÃria seca (MS) e da proteÃna bruta (PB) aos animais por meio da ingestÃo de cecotrofos foi verificada utilizando-se as dietas dos ensaios um e dois. Um colar de madeira foi colocado nos animais por um perÃodo de 24 horas e os cecotrofos, colhidos de 3 em 3 horas. Baixo consumo de MS e valores de CD superiores aos obtidos por extrapolaÃÃo foram observados no mÃtodo direto, nÃo o recomendando para avaliar nutricionalmente a PCS. Os valores de CD da PCS extrapolados foram: 84,79% (MS), 0% (PB), 41,49% (fibra em detergente neutro), 60,70% (fibra em detergente Ãcido), 84,26% (energia bruta) e 3579 kcal de energia digestÃvel por kg de MS. Nos ensaios trÃs e quatro observou-se que o tipo da dieta nÃo afetou a produÃÃo de MS dos cecotrofos. Entretanto, a falta de padronizaÃÃo da metodologia de cÃlculo de consumo mÃdio de MS dificultou a comparaÃÃo dos valores das contribuiÃÃes de MS e PB obtidos nesses ensaios. O consumo de MS medido no dia que o colar foi colocado foi afetado pelo estresse. No segundo experimento, a lignina purificada do Eucalyptus grandis foi testada como indicador externo utilizando-se as dietas do ensaio um. Os valores de produÃÃo fecal e de CD da MS obtidos com o emprego desse indicador foram comparados aos da colheita total de fezes. A produÃÃo fecal obtida pelo uso da lignina, apresentou resultados semelhantes aos da colheita total, exceto para a dieta com 24% de PCS, na qual os valores foram superestimados com o uso do indicador. DiferenÃas significativas (P<0,05) foram detectadas para os valores de CD da MS. Nos valores mais elevados de inclusÃo (16, 24 e 32%), o uso de lignina purificada subestimou os valores de CD quando comparado aos da colheita total. Sendo assim, a lignina purificada do Eucalyptus grandis foi eficiente como indicador externo em dietas para coelhos em crescimento utilizando nÃveis reduzidos de PCS (0 e 8%).

ASSUNTO(S)

mÃtodo de avaliaÃÃo mÃtodo de substituiÃÃo evaluation methods direct method nutriÃÃo lignin indicador externo zootecnia lignina external indicator nutrition mÃtodo direto substitution method

Documentos Relacionados