Estimativa da demanda de carga captável pela Estrada de Ferro Norte-Sul / Estimating freight demand for North South Railway

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

Este trabalho teve como objetivo principal a estimativa de demanda de carga captável pela Estrada de Ferro Norte-Sul. A análise da quantidade de carga com aptidão para movimentação através do trecho ferroviário foi realizada com o auxílio de um modelo linear de otimização de fluxos em rede. Referenciando-se na abordagem teórica dos modelos de Equilíbrio de Fluxos em Rede propôs-se o uso de um modelo de transporte para quantificar o volume de carga captável pela ferrovia. Os resultados obtidos indicaram fluxos que somam aproximadamente 1,5 milhão de toneladas de cargas através da ferrovia, considerando o ano base de 2005 e a malha ferroviária correspondente ao trecho que se encontra atualmente em operação, que liga Estreito (MA) até São Luís (MA), através da Estrada de Ferro Carajás. Quando se analisou o impacto da expansão da Estrada de Ferro Norte-Sul até Senador Canedo (GO), a demanda de carga captável alcançou 3,1 milhões de toneladas. A análise dos resultados auxiliou na identificação dos principais centróides geradores de carga para a ferrovia, os pontos de transbordo mais representativos da malha e os principais produtos com potencial de movimentação no trecho ferroviário, revelando que o modelo proposto pode ser utilizado como uma importante ferramenta de suporte às atividades relacionadas ao planejamento estratégico de sistemas de transportes.

ASSUNTO(S)

logistics. programação linear railway logística (administração de empresas) ferrovias transportation linear programming transporte de cargas transporte ferroviário.

Documentos Relacionados