Éster 2-morfolinoetil e sal sódico do ácido micofenólico :: desenvolvimento e validação de métodos analíticos para o controle de qualidade de matéria-prima e comprimidos.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

O ácido micofenólico (MPA) é um inibidor seletivo, não-competitivo e reversível da enzima monofosfato de inosina desidrogenase, sendo comercializado como pró-fármaco na forma de micofenolato de mofetila (MMF) em formulação de comprimidos de liberação imediata e na forma de micofenolato de sódio (MSD) em formulação de comprimidos gastrorresistentes. Ambos os derivados de MPA são utilizados na terapia de imunossupressão em pós-transplantes. A determinação de parâmetros de qualidade para matérias-primas e comprimidos dos derivados do MPA é importante para viabilizar ações de fiscalização sanitária e favorecer medidas de implementação da produção de comprimidos de MMF e MSD nos laboratórios oficiais da rede pública. A qualidade de MMF matéria-prima foi avaliada de acordo com testes físico-químicos estabelecidos na Farmacopéia Européia. Método por cromatografia líquida de alta eficiência foi desenvolvido e validado para quantificação de MMF e produtos de degradação (hidrólise) em comprimidos. Método alternativo por espectrofotometria no ultravioleta foi utilizado para quantificação de MMF em comprimidos. Os métodos foram equivalentes quanto à precisão e exatidão, entretanto o método espectrofotométrico não é seletivo para as impurezas. O perfil de dissolução de MMF comprimidos foi avaliado utilizando medicamento genérico e referência em diferentes meios de dissolução (HCl 0,1 mol/l, HCl 0,01 mol/l e tampão fosfato de sódio 0,1 mol/l pH 3,0) com pás 50 rpm. Os dois produtos apresentaram dissolução (n = 12) superior a 85% em 15 minutos nas condições estabelecidas, demonstrando que o princípio ativo é facilmente liberado pelas formulações. Testes físico-químicos quanto à identidade, pureza e teor foram propostos para MSD matéria-prima. Método por cromatografia líquida de alta eficiência foi desenvolvido e validado para quantificação de MSD em matéria-prima e comprimidos. Método por espectrofotometria no ultravioleta foi desenvolvido e validado para o doseamento de MSD em comprimidos e demonstrou-se equivalente quanto à precisão e exatidão em comparação ao método cromatográfico. A resistência do revestimento entérico dos comprimidos de MSD ao fluido gástrico foi verificada qualitativamente no teste de desintegração e quantitativamente no teste de dissolução. A liberação do princípio ativo em tampão fosfato foi avaliada em pH 5,5 , 6,0 e 6,8. Monografias farmacopéicas foram propostas para MMF e MSD matéria-prima e comprimidos com base nos dados experimentais obtidos.

ASSUNTO(S)

medicamentos utilização teses. espectrofotometria teses. farmácia teses. formas de dosagem sólidas (farmácia) teses. cromatografia líquida de alta eficiência teses.

Documentos Relacionados