Estação de cultivo baseada na precipitação pluvial diária e na ocorrência de períodos secos para a região de Rio Largo, Alagoas. / Cultivation station based on daily precipitation and in the dry spell occurrence in Rio Largo, Alagoas.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

O objetivo desse trabalho foi determinar as características da estação de cultivo e os períodos secos baseado em dados diários de precipitação pluvial para o município de Rio Largo, Alagoas. A série de 36 anos de dados de precipitação pluvial diária (1973 2008) foi obtida na estação convencional (928S, 35 49O, 127m) do Centro de Ciências Agrárias (CECA) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Na definição de dia seco foram considerados seis diferentes valores de referência para a precipitação (0, 1, 2, 3, 4 e 5 mm). O dia foi considerado seco quando possuiu precipitação igual ou inferior a um desses valores e definido como chuvoso em caso contrário. Os períodos secos foram definidos como a sequência de dias secos com precipitação menor ou igual ao valor considerado de referência de precipitação. O início (potencial e de sucesso), fim e comprimento da estação chuvosa e de cultivo foram definidos pela utilização de métodos diretos em função da precipitação pluvial e evapotranspiração de referência. As análises estatísticas de ocorrência de chuva e de períodos secos foram feitas através da cadeia de Markov no aplicativo Instat Climatic. Os períodos secos foram avaliados em três diferentes intervalos de tempo (≥ 5 dias, ≥ 7 dias e ≥ 10 dias). A 80% de probabilidade, a estação chuvosa iniciou-se no dia 07 de abril e terminou no dia 24 de outubro, com comprimento de 221 dias. O início da estação chuvosa foi antecipado em anos de La Niña (10 dias) e retardado em alguns anos de El Niño (9 dias), e assim, causa uma diminuição no comprimento da estação de cultivo para anos de El Niño e aumento em anos de La Niña. As maiores ocorrências de dias chuvosos foram observadas entre abril e agosto (50 a 90%), enquanto novembro foi o mês mais seco (65 a 97%). Na estação chuvosa (março a agosto), o período seco de 5 dias obteve as maiores chances de ocorrência (5 a 85%). A ocorrência de períodos secos foi baixa para 7 dias (0 a 45%) e 10 dias (0 a 5%). As ocorrências de períodos secos foram intensificadas pela ocorrência de eventos de El Niño (1 a 60%), entre 1980 e 1983, e reduzidas em anos de eventos de La Niña (0 a 45%) entre 1983 e 1985.

ASSUNTO(S)

meteorologia dry day disponibilidade hídrica rainy station dia seco dia chuvoso rainy day estação chuvosa water availability

Documentos Relacionados