Essa terra aqui é de Oxum, Xangô e Oxóssi: Um estudo sobre o candomblé na cidade de Goiânia / This land belongs to Oxum, Xangô and Oxóssi: a study about candomblé in Goiânia

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

30/11/2011

RESUMO

Embora tenha se sustentado durante pelo menos três decênios um discurso invisibilizador da presença do candomblé em Goiânia, só sendo reconhecida até então a existência da umbanda, pesquisas apontaram não apenas para sua presença neste município, como também um número considerável de terreiros que se encontram atualmente em funcionamento. Diante dessa presença/ausência do candomblé na capital goiana, torna-se urgente para a historiografia regional a compreensão do processo histórico de sua instalação, associado às particularidades do contexto histórico e sócio-cultural goianiense. Erigida nos anos trinta para atender aos desígnios do projeto moderno das novas elites, projeto este que esteve pautado em um modelo europeu de modernidade, a cidade de Goiânia, com suas avenidas largas e suas promessas de progresso, deveria atuar como o exato oposto da antiga capital, Cidade de Goiás, onde os becos e as casas em estilo colonial revelavam uma indesejada conexão com o passado, com aquilo que se compreendia como arcaico. Sendo assim, este projeto de modernidade sustentou os discursos oficiais de governantes, lideranças católicas, arquitetos e urbanistas, todos diretamente envolvidos na consolidação do mencionado projeto. Historicamente considerado pelos agentes sociais da modernidade como uma prática mística e atrasada, o candomblé não teria a menor possibilidade de freqüentar as agendas culturais dos governantes da jovem capital e, conseqüentemente, dos moradores dessa cidade idealizada. Este pode ter sido um dos motivos que contribuíram para o tardio estabelecimento de terreiros na cidade, o que ocorreu a partir da década de setenta, apesar da migração maciça de nordestinos, atraídos pelas promessas de melhoria de vida e de cuja bagagem cultural fazia parte elementos de diversas religiões afro-brasileiras. Este contexto particular do município de Goiânia possivelmente contribuiu para a maneira como o candomblé ali se delinearia, além das pressões e oposições exercidas pelas religiões cristãs, associadas às repressões policiais.

ASSUNTO(S)

goiânia religiosidade afro-brasileira candomblé e cultura de migração historia goiânia afro-brasilian religiousness candomblé and migration cultures

Documentos Relacionados