ESCRITAS HUMANAS, MAS NÃO HUMANÍSTICAS
AUTOR(ES)
Signorini, Inês
FONTE
Trab. linguist. apl.
DATA DE PUBLICAÇÃO
23/09/2019
RESUMO
RESUMO Partindo-se da noção de “outros estruturais” do sujeito projetado/produzido pela tradição humanista, apresentada por Braidotti (2011; 2013; 2016), defende-se que as tecnologias da escrita, notadamente o texto e o livro, são elementos constitutivos do sujeito do humanismo e que tais tecnologias têm seus “outros estruturais” a serem também considerados. Através do exame de escritas ditas “menores” produzidas por interlocutores relevantes do pensamento pós-humanista crítico e de outros tipos de escrita produzidos por dois artistas contemporâneos, que atuam no campo da dramaturgia e das artes plásticas, procura-se demonstrar como funcionam esses outros dos modelos de escrita consolidados pela tradição humanista, notadamente os modelos grafocêntricos do racionalismo tecno-científico. Na medida em que favorecem a produção de devires por um sujeito material e situacionalmente encarnado, em contraposição a um cógito ou consciência transcendental desencarnada, afirma-se que os tipos de escrita examinados são relevantes para uma reflexão pós-humanista crítica.ABSTRACT Based on the notion of “structural others” of the humanistic subject (BRAIDOTTI, 2011, 2013, 2016), it is argued that writing technologies, in particular the text and the book, are constitutive elements of this subject and that the “structural others” of these writing technologies should also be considered. To illustrate the structural others of the writing models consolidated by the humanistic tradition, especially the grafocentric models of technical-scientific rationalism, the so-called “minor” writings produced by relevant humanistic authors and other types of writing produced by two contemporary artists working in the field of dramaturgy and the visual arts are examined. It is claimed that such writings are relevant to a post-humanist critical reflection because they favor the production of becomings by a materially and situationally embodied subject, as opposed to a cogito or disembodied transcendental consciousness.
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