Escola ativa como semeadora de sonhos nas turmas multianuais: representações das(os) professoras(es) da microrregião de Mossoró-RN.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

A questão das turmas multianuais nas escolas do campo e proposta metodológica para essas turmas é polêmica e controversa, seja no ponto de vista didático, acompanhamento e organizacional, seja na perspectiva de valores, formação e sistematização de políticas públicas. Motivo que a Estratégia Metodológica Escola Ativa voltada para aquelas turmas se configurou como uma temática significativa e instigante de pesquisa. Assim, objetivou-se apreender as representações sociais de Escola Ativa por professoras(es) para compreender em que medida essas representações influenciam na aceitação e utilização das estratégias do programa. Percebendo e analisando, também, os diversos fatores relacionados à gestão, acompanhamento e necessidades formativas dos(as) docentes como alternativas para tornar tal ação significativa. O estudo privilegiou 112 professoras(es), que há mais de um ano, atuavam no programa nos seis municípios da Microrregião de Mossoró/RN Areia Branca, Baraúna, Grossos, Mossoró, Serra do Mel e Tibau. Nessa perspectiva recorreu a Teoria das Representações Sociais e na Teoria do Núcleo Central, buscando atender à subjetividade do objeto pesquisado, inserido no campo psicossocial do conhecimento, optou-se pela abordagem plurimetodológica, utilizando-se técnicas quantitativas e qualitativas. No entanto, o destaque foi para a técnica projetiva Associação Livre de Palavras a partir do termo indutor Escola Ativa é... As evocações foram sistematizadas pelo programa EVOC e, também, se aplicou entrevistas semi-estruturadas, privilegiando questões específicas que permitiram traçar o perfil sociodemográfico das(os) partícipes e questões mais abrangentes sobre o objeto de estudo. As evocações, justificativas e as entrevistas serviram de base para a análise do conteúdo que seguiu as etapas: constituição do corpus, composição das unidades de análise e a categorização. Os resultados revelam nas representações uma atitude de aceitação e valorização positiva dos partícipes ao Programa Escola Ativa. No núcleo central, essas representações estão objetivadas em torno das palavras ação, aprendizagem, autonomia e interação. Baseando-se na premissa de que as representações têm como função guiar as práticas e condutas, percebe-se que a atitude positiva do grupo favorece a sistematização e aceitação da metodologia do programa, mas é preciso mudanças no olhar da gestão, na formação, acompanhamento das(os) professoras(es) e no apóio às escolas.

ASSUNTO(S)

social representation educacao escola ativa turma multianual. educação education representação social active school multi-year class.

Documentos Relacionados