Escala de avaliação da metacognição infantil : elaboração dos itens e análise dos parâmetros psicométricos / Scale to assess metacognition in children: elaboration of items and analysis of psychometric parameters.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2011

RESUMO

A metacognição corresponde a pensamentos e conhecimentos que os indivíduos possuem sobre seus próprios pensamentos e processos cognitivos. Dois elementos básicos para o funcionamento metacognitivo são o conhecimento metacognitivo, caracterizado pela consciência sobre os processos e competências necessárias para a realização de uma determinada tarefa; e o controle ou auto-monitoramento cognitivo, que compreende o julgamento sobre a eficácia das estratégias propostas inicialmente e, se necessário, o estabelecimento de novas. Tendo em vista a carência de instrumentos nacionais que mensurem essa capacidade, este estudo objetivou a elaboração de itens e análise das evidências de validade e precisão de uma escala destinada à avaliação da metacognição de crianças entre nove e 12 anos de idade. A primeira etapa do estudo consistiu na construção da Escala de Metacognição, EMETA, que é do tipo Likert de seis pontos, sendo que o participante, a partir da leitura de afirmações, deve escolher, dentre as seis possibilidades de resposta, aquela que mais o caracteriza. A segunda etapa iniciou-se com o encaminhamento das instruções e dos 70 itens que compuseram o instrumento a três especialistas para a investigação das evidências de validade de conteúdo. Todos os juízes eram doutores e docentes de programas de pós-graduação, sendo dois especialistas em metacognição, de forma que foram solicitados a analisar a adequação das instruções e dos itens à teoria proposta. O terceiro juiz, por ser especialista em elaboração de instrumentos, analisou a adequação das instruções à tarefa a ser realizada. A análise de concordância, realizada nas respostas dos especialistas em metacognição, apresentou um índice de concordância de 70,3%. O especialista em elaboração de instrumentos sugeriu algumas modificações nas instruções, sendo todas incorporadas à escala. A escala foi aplicada em duas amostras-piloto de 15 participantes que produziram algumas modificações nas instruções e a redução do número de itens de 70 para 67. A análise fatorial realizada na amostra ampla de 196 participantes revelou a presença de um único fator, denominado Metacognição, como responsável por 16,84% da variância da escala. Após exclusão de itens que apresentaram cargas fatoriais abaixo de 0,30, itens mal compreendidos pelos participantes e itens semelhantes, a EMETA ficou composta por 40 itens, com consistência interna de 0,90. Não foram encontradas diferenças significativas entre a média do desempenho e as variáveis gênero, tipo de escola e idade dos participantes. A análise das evidências de validade e precisão indicou adequação dos itens ao conceito proposto inicialmente e boa consistência interna da escala.

ASSUNTO(S)

psicometria psicologia psicologia crianças habilidades metacognitivas metacognição infantil avaliação metacognition psychometrics child assessment

Documentos Relacionados