Epidemiologic study of rabies virus in wild mammals from a release area, North coast of São Paulo State, Brazil. / Estudo epidemiológico do vírus da raiva em mamíferos silvestres provenientes de área de soltura no litoral Norte do Estado de São Paulo, Brasil.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

29/08/2012

RESUMO

A crescente importância do ciclo silvestre da raiva envolvendo morcegos e mamíferos terrestres demonstra a importância do estudo da epidemiologia do vírus da raiva nessas espécies. Foram estudadas amostras provenientes de diversas espécies de animais silvestres terrestres procedentes de uma área de Mata Atlântica nativa no litoral Norte do Estado de São Paulo. Este estudo pesquisou a presença de anticorpos contra o vírus da raiva por meio dos Testes de RFFIT, SFIMT e ELISA em amostras de soro de animais capturados em uma área desmatada, transpostos e monitorados em uma área de soltura. E ainda a pesquisa do vírus da raiva por meio das técnicas de IFD, IC e RT-PCR em amostras de sistema nervoso central dos animais encontrados mortos na região. A positividade observada foi de 10,8% na RFFIT, 34,0% no SFIMT e 1,13% no ELISA. Todos as amostras submetidas as técnicas de IFD, IC e RT-PCR apresentaram resultados negativos. Os resultados observados demonstram circulação do vírus entre as espécies silvestres da área.

ASSUNTO(S)

central nervous system diagnosis diagnóstico epidemiologia epidemiology mamíferos silvestres rabies raiva sistema nervoso central wild mammals

Documentos Relacionados