Ensino de programação: a modelagem como estratégia para ampliar a compreensão dos alunos
AUTOR(ES)
Daniel Couto Gatti
DATA DE PUBLICAÇÃO
2009
RESUMO
Este trabalho investiga as possibilidades de melhorar a compreensão de programação dos alunos de cursos de Ciência da Computação, utilizando como estratégia a modelagem de software. Nesta direção, a verificação da situação corrente e das possibilidades de inovação, dos conteúdos e das práticas didático-pedagógicas, no interior da disciplina laboratório de programação, determinam os vetores desta pesquisa. A metodologia empregada utiliza os conceitos do design-based research tais como propostos por Wang e Hannafin (2005) considerando a pragmática, fundamentação do mundo real, interatividade, iteratividade e flexibilidade, integração e contexto. Os resultados sugerem que o trabalho de modelagem em laboratórios de programação, durante as primeiras disciplinas do curso, aumenta a percepção dos alunos com relação aos elementos essenciais, tais como a análise, concepção, codificação e testes
ASSUNTO(S)
programacao (computadores) modelagem modeling programming software -- desenvolvimento matematica programação
Documentos Relacionados
- Compreensão de leitura e motivação para aprendizagem de alunos do ensino fundamental
- A compreensÃo da heterogeneidade marcada por alunos do Ensino MÃdio
- Estratégia de modelagem da tarefa de programação reativa da produção
- AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS DE ADMINISTRAÇÃO
- O ensino-aprendizagem da anatomia humana: avaliação do desempenho dos alunos após a utilização de mapas conceituais como uma estratégia pedagógica