Ensaios sobre corpo e grafia: figura, grão e gesto em Roland Barthes: figura; grão e gesto em Roland Barthes

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

O presente trabalho procura pesquisar a relação entre corpo e escrita na obra de Roland Barthes a partir dos termos figura , grão e gesto . O primeiro capítulo volta-se para o estudo do fragmento e da leitura como pontos determinantes para a produção do movimento da figura na obra Fragmentos de um Discurso Amoroso . O segundo capítulo tenta afinar o conhecimento das especificidades do corpo que escreve e lê, assim como seu modo de inscrição no texto. Para isto, parte-se da idéia de grão desenvolvida por Barthes em alguns ensaios reunidos em Óbvio e Obtuso . O terceiro capítulo retoma a questão da inscrição do movimento e da ação de um corpo específico na escrita, a partir da concepção, proposta por Barthes no ensaio Variações sobre a escrita , desta última como atividade manual. Busca-se refletir sobre o gesto a partir de dois pontos distintos: como ação oposta ao ato e como movimento produtor do traço. Na interseção de tais acepções, estuda-se as semiografias de Masson na tentativa de teorizar certa transitividade da escrita entendida não mais como desejo de um objeto final, mas como o desejo da produção em si. Finalmente, esta dissertação se propõe, a partir das reflexões sobre cada um dos três termos estudados, pontuar algumas conseqüências do estudo do corpo para aquela teoria de Barthes que pode ser reunida sob o nome de prazer do texto .

ASSUNTO(S)

figura humana na literatura teses. escrita teses. semiótica e literatura teses. barthes, roland, 1915-1980. Óbvio e obtuso crítica e interpretação teses. barthes, roland, 1915-1980. fragmentos de um discurso amoroso crítica e interpretação teses. oralidade teses. critica teses.

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