ENSAIOS DE UM CORPO CIRCENSE / ESSAIS D`UM CORPS CIRCASSIEN
AUTOR(ES)
ALLUANA RIBEIRO BARCELLOS BORGES
DATA DE PUBLICAÇÃO
2010
RESUMO
Desde a criação do Circo Moderno ou Tradicional, no século XVIII, o termo circense foi utilizado para nomear os artistas que se apresentavam em uma arena circular e colocavam em risco seus próprios corpos. No entanto, as grandes mudanças pelas quais o circo passou ao longo dos tempos, principalmente a partir dos anos setenta, de certa maneira o descaracterizaram como tal, fazendo com que muitos afirmem que o que se faz hoje nas lonas, ruas e teatros não é circo; e que seus artistas, da mesma forma, não podem ser considerados circenses. O objetivo desta dissertação é, a partir de ensaios sobre os números de circo Appris par corps, Polinde e Qui me porte?, identificar as principais características dos corpos que neles aparecem, com a intenção de delinear novos contornos para os artistas circenses contemporâneos.
ASSUNTO(S)
circo crueldade cirque corpo corps contemporaneo contemporain risque risco cruaute
ACESSO AO ARTIGO
Documentos Relacionados
- MIRAGES DE SOI: ESSAIS AUTOBIOGRAPHIQUES AU CINÉMA
- CARTOGRAPHIES DU CORPS: GESTE ET CLINIQUE D`AFFECT
- CORPO E SACRAMENTO: A RELEVÂNCIA DO CORPO NA TEOLOGIA SACRAMENTAL
- CORPS, TEMPS ET EXPÉRIENCE DANS L´OUVRE IMAGÉTIQUE D´ARTHUR OMAR
- Corpo espetáculo circense : uma prática tradicional para o lazer popular