Elementos administrativos e pedagógicos do SOME nas percepções de seus atores / SOME : managerial and pedagogical perceptions from its actors.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

A pesquisa teve como objetivo investigar as percepções que os atores diretores, coordenadores pedagógicos, professores, alunos, egressos e membros da comunidade do Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME), desenvolvido no Pará, possuem sobre os elementos administrativos e pedagógicos do Programa. A pesquisa foi realizada em dois municípios, em três escolas inseridas em meio rurais peculiares planalto, várzea e ribeirinha. De caráter qualitativo e exploratório, utilizou os seguintes procedimentos: análise documental, observação espontânea (in loco), entrevista semi-estruturada, grupo focal e questionário. A partir das informações coletadas constatou-se que é atribuída grande relevância ao SOME por expandir o ensino médio para áreas rurais, com professores qualificados, oportunizando a mobilidade social dos egressos. Enfrenta problemas estruturais na rede física das escolas, de transporte e merenda escolar, além de questões cruciais no âmbito da gestão, como ausência de suporte técnico-pedagógico e, principalmente, quanto ao (des)cumprimento do calendário escolar por dois motivos: o insuficiente número de professores e por ausências e faltas injustificadas de docentes às aulas. O SOME é antagônico, à medida que se instala em meio rural com o intuito de manter os jovens estudantes em suas comunidades, abre novas expectativas quanto à Educação Superior e à inserção no trabalho em áreas urbanas, adiando o processo de imigração.

ASSUNTO(S)

percepção educação ensino médio sistemas de ensino educacao rural education basic education secondary education modular training

Documentos Relacionados