Efeitos do treinamento físico sobre o metabolismo lipídico no fígado de ratos com caquexia associada ao câncer: papel do PPARα. / Effects of physical training exercise upon liver lipid metabolism of tumour-bearing rats: role of PPARα.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

28/11/2011

RESUMO

A caquexia é uma síndrome paraneoplásica caracterizada pelo comprometimento do metabolismo lipídico levando à marcadas alterações fisiológicas no fígado, entre estas o desenvolvimento de esteatose. O treinamento conhecidamente melhora a capacidade metabólica do fígado. O presente projeto verificou os efeitos do treinamento em ratos com caquexia induzida pelo tumor. Ratos Wistar machos foram divididos nos seguintes grupos: ratos sedentários controle (SC), sedentários portadores de tumor (ST), treinados controle (TC) e treinados portadores de tumor controle (TT). A expressão gênica de proteínas reguladoras do metabolismo lipídico e do processo inflamatório (CPT I e II, L-FABP, PPAR-alfa, NFB, IB, RXR, COX-2, assim como o conteúdo protéico de NFB, PPARα e CPT II e a atividade máxima do complexo CPT foram medidos. Ainda, avaliou-se a concentração de IL-6, TNF-α e IL-10 a concentração de PGE2. Os resultados obtidos apontam restabelecimento da capacidade de oxidar e secretar lipídios pelo fígado, bem como o efeito anti-inflamatório deste. Em conclusão, sugere-se uma associação entre a redução na concentração de PGE2 ao aumento na expressão gênica e protéica do PPARα pelo treinamento no controle da inflamação, contudo mais estudos são necessários.

ASSUNTO(S)

animal metabolism fígado lipídeos lipids liver metabolismo animal neoplasias neoplasms physical training ratos rats treinamento físico

Documentos Relacionados