Efeitos do imiquimode e do laser em baixa intensidade (λ660nm) no câncer quimicamente induzido em mucosa oral de hamsters). / Effects of imiquimod and low intensity laser (660nm) on chemo induced cancer in oral mucosa of hamsters.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

05/08/2010

RESUMO

O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito do imiquimode e do laser (.660nm) no câncer quimicamente induzido em mucosa oral de hamsters sírios dourados. Foram utilizados 25 hamsters nos quais as lesões de câncer foram quimicamente induzidas na mucosa jugal direita através de aplicações do carcinógeno DMBA (9,10-Dimetil-1,2-Benzantraceno) três vezes por semana, durante oito semanas. A distribuição dos animais foi feita aleatoriamente em cinco grupos de estudo, com cinco animais em cada (1) Controle I (sacrifício 48h após a carcinogênese química), (2) Controle II (sacrifício quatro semanas após a carcinogênese química), (3) Laser, (4) Imiquimode, (5) Imiquimode e laser. A terapia com imiquimode foi realizada três vezes semanais durante o período de quatro semanas e a fototerapia laser, a cada 48 horas pelo mesmo período, utilizando um Laser diodo (Bio Wave, Kondortech, São Paulo, SP, Brasil, λ660nm, 50mW, CW, 95 J/cm2, 6,65J, 714,2mW/cm2, 133s, . 3mm, 0,07cm2). As amostras foram processadas usando coloração de rotina e imunoistoquímica para proteína S-100 visando à detecção de células dendríticas. Os resultados histológicos e imunoistoquímicos dos grupos controle e o grupo com laser resultaram em 100% de tumores malignos e ausência de células dendríticas S-100+ no estroma tumoral. O grupo tratado com imiquimode demonstrou 60% de animais sem malignidade, e presença de células dendríticas S-100+ tanto no estroma dos tumores, quanto nas displasias. E o grupo tratado com imiquimode e laser apresentou 40% de tumores malignos e células dendríticas S-100+ pouquíssimas ou ausentes. O tratamento com Imiquimode demonstrou a presença de lesões displásicas discretas, bem como um aumento do número de células dendríticas S- 100+ nas áreas de lesão, e isto poderia significar uma maior ação do sistema imune no combate ao tumor, no entanto sua associação com o laser precisa ser melhor investigada.

ASSUNTO(S)

lasers câncer de boca 10-dimetil-1,2-benzantraceno imiquimode lasers oral cancer 10-dimethyl-1,2-benzanthracene imiquimod odontologia

Documentos Relacionados