Efeitos da intensidade luminosa, fontes de nitrogênio e níveis de ferro no crescimento de Cylindrospermopsis raciborskii (UFV-P01) (Nostocales, Cyanobacteria) / Effects of luminous intensity, source of nitrogen and level of iron in the growth of Cylindrospermopsis raciborskii (UFV-P01) (Nostocales, Cyanobacteria)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2006

RESUMO

Foram investigados os efeitos das interações entre diferentes intensidades luminosas, fontes de nitrogênio (N) e níveis de ferro (Fe) em culturas unialgais, de Cylindrospermopsis raciborskii, uma cianobactéria potencialmente tóxica, sob cultivo em laboratório. Os isolados foram obtidos em um tanque de piscicultura do Departamento de Biologia Animal da Universidade Federal de Viçosa (UFV). O crescimento da cianobactéria foi monitorado através da produção de biomassa avaliado pelo conteúdo de clorofila a (Chl a), proteínas totais e contagem de filamentos. Para respaldar a avaliação dos efeitos dos tratamentos aplicados, determinou-se, também, o teor de carotenóides totais (CaT), a relação dos pigmentos Chl a: CaT e as taxas de crescimento específicas do organismo. Respostas diferenciadas de crescimento foram apresentadas pelo C.racibosrkii (UFV-P01) quando submetido a diferentes intensidades luminosas, fontes de N e níveis de Fe. Neste estudo, observou-se um aumento significativo do crescimento de C. raciborskii (UFV-P01), em todas as variáveis dependentes avaliadas (Chl a, proteína total e contagem de filamentos) independentemente da fonte de N e dos tratamentos de Fe aplicados, quando submetidos a intensidade luminosa de 128 mol de fótons m-2 s-1 (luz alta). Nestas condições de crescimento foi observado uma maior concentração de CaT nas células da cianobactéria, sugerindo uma estratégia adaptativa e de proteção contra o processo fotooxidativo, o que permitiu o crescimento do organismo sob alta intensidade luminosa. Reduções significativas em vários parâmetros de crescimento do C. raciborskii (UFV-P01) foram registrados quando a fonte primária de N foi o NH4 N, associado ao tratamento de Fe na concentração de 900 g L-1, destacando-se a produção de Chl a, a contagem de filamentos, a relação Chl a: CaT e as taxas de crescimento. Quando o suplemento de N fornecido foi o NO3 N, o aumento da concentração de Fe no meio não resultou em respostas diferenciadas de crescimento quando estes parâmetros foram avaliados. A variação na produção de carotenóides e de proteínas totais também foi influenciada pelas concentrações de Fe empregadas no meio de cultura, em função do tempo. Desta forma, nos tratamentos de maior concentração de Fe foram registrados menor teor de carotenóides e de proteínas totais nos filamentos de C. raciborskii (UFV-P01).

ASSUNTO(S)

nutrients cianobactéria cylindrospermopsis raciborskii nutrientes cylindrospermopsis raciborskii ecologia de ecossistemas cyanobacteria

Documentos Relacionados